Secundária de Estarreja é a escola do distrito com o maior número de turmas

1200 ALUNOS INICIAM NOVO ANO LECTIVO

segunda, 17 de setembro 2007

Na Escola Secundária de Estarreja, o Conselho Executivo recebeu os Alunos e Encarregados de Educação do 7º ano do Terceiro Ciclo. O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, marcou presença na sessão.

Na sessão de recepção, o presidente do Conselho Executivo, Jorge Ventura, garantiu todo o empenho da escola para que todos tenham um melhor serviço. “Os professores estão com renovadas expectativas para fazermos melhor. Não devemos negligenciar o que a escola nos dá”, disse o responsável que dirigiu um apelo aos encarregados de educação “para que se envolvam na vida da escola, nas situações que ocorram ao longo do ano. Estejam atentos a tudo o que acontecer, falhas, erros, dirijam-se às escolas e façam-nos saber dessas incorrecções”.

Jorge Ventura destacou a oferta formativa da secundária que abrange cursos profissionais, curso de especialização tecnológica no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal e Universidade de Aveiro e o CNO – Centro de Novas Oportunidades, onde 1400 alunos se encontram em formação. Evidenciou o apoio que a Câmara Municipal dá à escola e a estreita colaboração em prol da formação. Para Jorge Ventura “é bom viver em Estarreja e tenho orgulho em andar nesta escola”.

O Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, marcou presença na recepção aos 139 alunos que ingressam pela primeira vez no estabelecimento de ensino. Apesar do Município não ter competências na escola de nível secundário, “tem havido uma estreita colaboração através da qual tem sido possível reforçar a oferta formativa da secundária”.

José Eduardo de Matos deu dois exemplos dessa relação forte. O CET – Curso de Especialização Tecnológica e o CNO. “Fomos dos primeiros centros do país e a Câmara aderiu a essa ideia de imediato e cedeu o espaço para o CNO funcionar” dando oportunidade também aos adultos de conseguirem o seu diploma. Por outro lado, a parceria que resultou na criação do primeiro CET em Estarreja dá a possibilidade aos jovens de terem acesso a uma formação pós-secundária.

Aproveitando a presença de um número considerável professores e de encarregados de educação, o presidente da autarquia evidenciou que “todos nós temos que ser actores no processo educativo”. José Eduardo de Matos referiu ainda que em Estarreja “temos condições físicas e humanas para uma melhor educação no concelho”.

Na sessão, o conselho executivo apresentou o novo cartão de estudante, patrocinado pela Caixa de Crédito Agrícola. Este cartão é o B.I. dos alunos dentro da escola podendo os pais, através do sítio na internet www.esestarreja.net, saber qual o percurso do aluno.

A Secundária inicia o ano lectivo com 1200 estudantes, 156 professores e 32 funcionários não docentes. É a escola do distrito com o maior número de turmas, 53. As portas do estabelecimento de ensino estão abertas das 7h45 às 00h.