Agenda Escolar Municipal para os 1200 alunos do 1º Ciclo

quinta, 20 de setembro 2007

Depois dos professores, os alunos. A Câmara Municipal editou, pela primeira vez, agendas escolares destinadas aos dois grupos. O presidente da Câmara e o Vereador da Educação assinalaram a edição da Agenda Escolar Municipal dos Alunos entregando-a às crianças da Escola da Bandeira, em Avanca. Dia após dia, os 1200 estudantes do 1º ciclo podem agora planificar o seu ano lectivo.

A Agenda Escolar Municipal destinada às crianças do 1º ciclo do Ensino Básico tem como tema específico a protecção do Ambiente, dando dicas sobre reutilização, reciclagem, poupança de recursos energéticos e alertando para os problemas ambientais.

O livro inclui informação sobre programas e projectos promovidos pela autarquia, recursos locais disponíveis, parcerias existentes e actividades previstas; dispõe as principais datas do calendário escolar, as interrupções lectivas e os contactos úteis de todas as escolas. Além do mais, vai dando uma ajuda em matéria de português e matemática.

Entusiasmado com o seu novo utensílio, Bruno, 9 anos, do 4º ano, vai utilizar a agenda para “escrever as moradas dos amigos, marcar os dias dos testes e as datas de aniversários. Gostei muito, é muito fixe!”, exclama. O Bruno e colegas podem ainda fazer anotações sobre horários, avaliações e faltas.

O presidente da Câmara ficou bastante satisfeito com a reacção das crianças. A agenda serve também para “eles perceberem a importância do planeamento das suas vidas, perceberem o que é a Educação e que meios Estarreja tem ao seu dispor”. Por outro lado, é uma forma de estabelecer uma ponte entre a autarquia e os alunos e a comunidade escolar, porque se espera que a informação chegue também aos encarregados de educação.

O coordenador do estabelecimento de ensino, Carlos Simões Cruz, aplaudiu a iniciativa. “A agenda está muito bem estruturada, é muito interessante e considero uma óptima iniciativa. É uma forma da autarquia estar mais próxima da escola”.

Por outro lado, a visita dos autarcas foi também importante para as turmas. “Os miúdos muitas vezes desconhecem quem faz as obras na escola. Assim percebem que há uma hierarquia que os protege e cuida da escola, reforçando a relação do poder autárquico com as crianças e com a escola”.

Actualmente com 51 alunos, divididos entre 3 turmas, do pré-escolar ao 1º ciclo, a Escola da Bandeira está sinalizada para encerrar no futuro. Apesar disso, foi uma das escolas que recebeu obras de beneficiação, uma vez que a autarquia considera que deve continuar a dar condições de trabalho a estudantes, professores e funcionários.