Encerrou mais uma edição Festarreja- Festival da Juventude 2007

segunda, 24 de setembro 2007

Terminou mais uma edição do FESTARREJA no passado fim-de-semana com  Concertos e Desportos radicais e BTT.  

Na sexta-feira à noite, entrou em palco o projecto de música electrónica MAU (ManAndUnable) e no sábado foi a vez do concerto mais aguardado deste FESTARREJA: SAM THE KID que foi cabeça de cartaz do FESTARREJA 2007 – Festa das Artes e da Juventude organizada pela Câmara Municipal de Estarreja.

Centenas de jovens aplaudiram o rapper português, autor do êxito "Poetas de Karaoke" que actuou depois de ter passado pelos principais palcos dos festivais de Verão sendo nome mais aplaudido do hip-hop português. O seu quarto álbum, “Pratica (mente)”, lançado o ano passado após um interregno de 4 anos, esteve em foco no concerto deste jovem de 28 anos.   

Durante o dia de sábado a Praça Francisco Barbosa foi invadida pelos desportos radicais eventos associado ao Dia Europeu sem Carros com uma acção de animação no centro da cidade e com o fecho ao trânsito da rua em frente aos Paços do Concelho.   

Esta iniciativa foi também a primeira acção do programa “AnimaCentro” (promovido pela Destac – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja.


O Festarreja terminou no domingo com a 1ª Maratona BTT organizada pela Associação e Escola de Samba Os Morenos onde mais de 200 inscritos pedalaram pelo Baixo Vouga Lagunar.  


Recorde-se que o FESTARREJA - Festa das Artes e da Juventude abriu a edição de 2007 com danças de todo o mundo no passado dia 14. O Parque Municipal do Antuã recebeu a primeira edição do Tranças - Festival de Danças Tradicionais, organizado pela Companhia de Teatro Artê, e o 5º Festival de Samba, da Escola de Samba Vai Quem Quer.  


Oficinas de tai chi chuan, yoga, danças europeias, sapateado, irlandesas, orientais, africanas tribais, popular portuguesa e búlgaras ocuparam os dias de sábado e domingo.

O público teve ainda a oportunidade para experimentar as artes circenses, o malabarismo e a percussão africana. O Espaço Criança ocupou os mais novos com oficinas de máscaras, pinturas faciais, balões articulados, malabarismo e palhaços.   

Na sexta-feira, na Tenda do FESTARREJA os Monte Lunai convidaram o público a participar no baile. No domingo, foi a vez do grupo etnográfico Tricaninhas do Antuã, Elsa Sham’s e Mosca Tosca.  

O 5º Festival de Samba da Associação Vai Quem Quer deu cor e ritmo à noite de sábado, com a presença de 5 grupos e cerca de duas centenas de participantes. Para além da escola anfitrião, deram espectáculo os Morenos (Estarreja), Trepa (Estarreja), KanKans (Ovar) e Matogrosso (Figueira da Foz). A festa continuou com o grupo de pagode "7&1".     

Dois workshops integrados no Festival decorreram no Espaço Internet de Estarreja, um sobre vídeo profissional para amadores, orientado por Paulo Pielle, operador de câmara profissional e outro sobre a construção de um Blog orientado pelo fotógrafo profissional João Vidal Lemos e tiveram lotação esgotada.

As imagens deste Festarreja 2007 estarão em breve disponíveis na Galeria de Imagens deste sítio. Como diriam os mais jovens " Festarreja: esteve-se bem!".


Fotos – João Vidal Lemos