Aprovada candidatura do Eco Parque aos fundos comunitários

sexta, 28 de setembro 2007

A Câmara Municipal vê finalmente aprovada a sua candidatura aos fundos comunitários para a comparticipação do Eco Parque Empresarial, cuja construção teve início em 2002. O investimento do município ultrapassa os 10 milhões de euros. O apoio pode chegar aos 3 milhões e meio de euros.

O Ministério da Economia e da Inovação aprovou o apoio financeiro destinado à construção de infraestruturas do Eco Parque Empresarial de Estarreja que está em pleno desenvolvimento na zona industrial do concelho. Do orçamento local já saíram 7,5 milhões de euros.

O investimento total previsto para a execução do projecto é de 10.793.839 euros. O PO Centro considera investimento elegível o valor de 7.281.777 euros.

A comparticipação máxima do Fundo Estrutural do Desenvolvimento Regional (FEDER) é correspondente a 2 milhões de euros. O contrato de comparticipação financeira prevê ainda um montante adicional de 1.640.888,50 euros, até perfazer a taxa de comparticipação de 50%, ficando este último montante condicionado à disponibilidade de dotação orçamental.

Caberá à Câmara Municipal assegurar a cobertura financeira do remanescente do custo total do projecto.

A notícia surge numa altura em que a Câmara Municipal se prepara para lançar a segunda fase do projecto que prevê a infraestruturação de uma área de 27 hectares.

Área
O perímetro do Eco-Parque envolve um total de 1670 parcelas distribuídas por Avanca, Beduído e Pardilhó, num total de 150 hectares. A empreitada em curso prevê a infraestruturação de 77,5 hectares, sendo que a 1ª fase de infraestruturação abrange 40 hectares onde já se estão a instalar as primeiras empresas.

Valores
Do orçamento local já saíram para o Eco Parque 7,5 milhões €, incluindo o valor dos terrenos (1,2 milhões €). A Câmara adquiriu e expropriou 6 centenas de terrenos para este projecto.

Quadro Comunitário de Apoio III
Programa Operacional da Região Centro (PO Centro)
Medida III.11 – Economia
Linha de Acção “Infra-estruturas de apoio à actividade empresarial