Só 10% das Câmaras têm Sistemas de Gestão de Qualidade

Câmara Municipal certifica primeiros serviços

sexta, 19 de outubro 2007

A Câmara Municipal de Estarreja concluiu a primeira fase da implementação do sistema de gestão da qualidade, em conformidade com a norma europeia ISO 9001:2000. No dia 18 de Outubro, decorreu nos Paços do Concelho a entrega formal dos certificados, selos e bandeira que atestam a certificação da qualidade dos seguintes serviços: Gabinete de Comunicação e Relações Públicas, Recursos Humanos, Metrologia, Gabinete de Atendimento ao Munícipe, Biblioteca Municipal e Casa Museu Egas Moniz.  

Para o Presidente da Câmara, esta é mais uma peça do puzzle da modernização administrativa que a Câmara já vem encetando, sendo de referir a renovação de equipamentos e a remodelação de instalações, como foi significativa a evolução no atendimento ao público com a entrada em funcionamento do GAME. 

No fundo, a Câmara quer romper com a “tradição burocrática e a atitude habitual associada à função pública, onde se inclui a autárquica”, referiu.  O desafio colectivo assumido implicou uma análise interna com vista “à alteração de procedimentos, simplificação de processos, enfim, uma organização mais capaz, a fim de evitar os passos perdidos e dar mais respostas, visando novos estímulos à realização profissional individual. Hoje somos ainda um dos poucos municípios de Portugal a avançar com este caminho. O mérito é vosso”, disse o presidente da Câmara dirigindo-se aos colaboradores da autarquia presentes na cerimónia. 

Para José Eduardo de Matos é “surpreendente estarmos nesse grupo de Câmaras, inferior a 10%, que tem Sistemas de Gestão de Qualidade em curso”. Por outro lado, trata-se de uma “inovação no que toca à cultura autárquica, tendo o processo uma raiz empresarial”.

No início da cerimónia, o Gestor de Qualidade e Vereador da Câmara Municipal, Alexandre Fonseca, traçou o percurso do trabalho desenvolvido nos últimos 18 meses. O projecto foi lançado em 2005, visando a modernização administrativa e a melhoria contínua. 

“Todo este processo significou centenas de horas de trabalho, interacção pessoal, reuniões de pequenos e grandes grupos e parceria com agentes externos. Com esta fase, o processo apenas começou. Está em curso o seu alargamento a outras Divisões e Serviços”, anunciou.

Alexandre Fonseca sublinhou o trabalho interno desenvolvido pelos funcionários da autarquia. “Foi e continua a ser um esforço adicional a todos pedido e que por todos está a ser suportado. Os processos de mudança implicam um incremento de trabalho que se irá ganhar, no futuro, em termos de organização, de sistematização, de simplificação, de satisfação, de modernização”, visando uma melhor prestação de serviços ao munícipe. 

Após a entrega formal dos símbolos da certificação do Sistema de Gestão de Qualidade, Pedro Alves, director geral da empresa certificadora, a Lusaenor, realçou que “a Câmara Municipal de Estarreja optou por dar o exemplo e demonstrar, dentro da sua esfera de influência, que a dinâmica e inovação organizacional, bem como a arte de bem fazer não são um exclusivo do meio empresarial privado”.

O representante da empresa que realizou a auditoria aos serviços camarários e concedeu a certificação lembrou que “a qualidade dos serviços passa por novas práticas de gestão, pela simplificação dos processos, pela participação de todos os funcionários e optimização dos recursos, pela melhoria contínua e pela consciencialização do valor em colocar o munícipe como a razão de ser e como o primeiro destinatário dos produtos e serviços que são prestados”.     

Durante a sessão, a empresa consultora, a Tecnin, na pessoa de Nuno Magalhães, fez uma exposição sobre o processo encetado pelas duas entidades, Câmara e Tecnin, para a obtenção da certificação.