Carnaval de Estarreja: Orçamento para 2008 é de 165 mil euros

"Os Viscondes" são o novo grupo de folia

quinta, 25 de outubro 2007

A Associação de Carnaval de Estarreja já aprovou o Plano de Actividades e Orçamento para 2008. A despesa está estimada em cerca de 165 mil euros, numa verba em que mais de 60 por cento é destinada aos subsídios para os Grupos Apeados e Escolas de Samba. O seguro contra intempéries continua a ser uma das apostas da direcção, bem como os reis mediáticos. A produção do DVD do Carnaval Infantil e Adulto é para continuar no próximo Entrudo.

A Câmara Municipal mantém na sua globalidade o apoio ao Carnaval de Estarreja, que será, tal como nos anos anteriores, especificado num protocolo de colaboração a celebrar entre as duas entidades.

A receita de bilheteira é a principal fonte de rendimento da Associação de Carnaval, com o subsídio previsto pela Rota da Luz a diminuir, dada a nova política de apoio do organismo estatal a eventos culturais e recreativos.

Carnaval está a crescer

São de Salreu os mais novos desfilantes do Entrudo estarrejense. “Os Viscondes” foi o nome escolhido por um grupo de salreenses que pretende juntar-se à folia e animar ainda mais o Carnaval da cidade.

Depois de terem participado activamente nas noites de folia, o grupo revela-se à luz do dia e promete dar o seu melhor nos desfiles de 3 e 5 de Fevereiro de 2008. “A ideia de formarmos um grupo de Carnaval sedeado em Salreu era já antiga e no carnaval de 2007 ganhou ainda maior forma. Os amigos foram-se juntando e estamos agora deveras empenhados em desfilar como grupo apeado no Carnaval de 2008”, explica Pedro Matos, na carta de apresentação levada à Assembleia-geral.

O novo grupo de folia conta com o apoio de uma colectividade de Salreu. A Associação Cultural decidiu apoiar o projecto e cedeu uma sala para que os foliões pudessem dar asas à criatividade. Curioso é que este é mais um grupo exclusivamente masculino.

Primeiro Grupo Passerelle

Em 2008, o Carnaval de Estarreja vai ter o seu primeiro grupo de Passerelle. As “Xicas na Palheta”, que desfilavam como grupo folião, inscreveram-se este ano como Grupo Passerelle. A diferença entre as duas categorias prende-se com a forma como se apresentam em desfile.

Em passerelle o grupo segue um esquema de dança e coreografia, não sendo o grupo obrigado a levar carro alegórico. Sendo o único grupo inscrito nesta categoria, as Xicas na Palheta não vão ser sujeitas a votação.

O Carnaval de Estarreja fica assim com um Grupo Passerelle, 4 Escolas de Samba e 11 Grupos Apeados, num total de 16 grupos e um milhar de desfilantes.

Concurso para as festas nocturnas

Está a decorrer o concurso para a concessão das festas nocturnas do Entrudo de 2008. Em concurso está a exploração dos bares nas noites de 1, 2, 3 e 4 de Fevereiro, bem como os bares móveis a instalar no recinto de carnaval nos dias de festa.

A novidade passa pelo local dos festejos. Em 2008, as noites vão ser vividas no Parque de Estacionamento coberto da Câmara Municipal de Estarreja. A autarquia vai ceder o espaço à Associação de Carnaval. A centralidade do espaço e as condições de segurança foram o mote para a decisão.

Os interessados em concorrer à exploração dos bares devem consultar o regulamento na página www.acestarreja.pt. O prazo limite termina a 12 de Novembro.

*Informações da Associação de Carnaval de Estarreja Website www.acestarreja.pt