Fundação do Clube de Protecção Civil de Estarreja

quarta, 07 de novembro 2007

O Clube de Protecção Civil de Estarreja é constituído por alunos do 2º e 3º ciclo, professores e entidades responsáveis pela educação e pela Protecção Civil. Os fundadores do Clube são os Agrupamentos de Escolas aderentes, os Bombeiros Voluntários de Estarreja, a Câmara Municipal de Estarreja, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (CDOS de Aveiro) e a Guarda Nacional Republicana.

Esta quarta-feira, pelas 15h, no Auditório da Biblioteca Municipal de Estarreja, será constituído o Clube de Protecção Civil de Estarreja.

Na sessão serão ainda apresentados os projectos a desenvolver pelas escolas aderentes: Agrupamento de Escolas de Avanca, Escola Secundária de Estarreja, Agrupamento de Escolas de Pardilhó e Agrupamento de Escolas de Estarreja.

O Clube de Protecção Civil de Estarreja tem como finalidades:
- Informar a população escolar sobre riscos colectivos;
- Envolver a comunidade educativa na construção de uma cultura de segurança;
- Educar para a prevenção e minimização de riscos;
- Promover uma cidadania activa e participante.

Os objectivos do Clube são:
- Sensibilização dos alunos para a protecção civil;
- Conhecer protagonistas e intervenientes;
- Identificar riscos naturais e tecnológicos;
- Adquirir hábitos de segurança;
- Desenvolver competências no âmbito da protecção civil;
- Promover atitudes e comportamentos adequados em situações de emergência.