Lançamento da Revista "Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja"

Comemorações dos 488 anos da atribuição do Foral de Antuã

<p>Hoje às 21h no Edifício dos Paços do Concelho<br /><br />A capa da edição número 1 da “Terras do Antuã”  mostra o  retrato a óleo, até aqui desconhecido, de um estarrejense, Dr. António Joaquim Marques Pereira do Couto, da Casa da Areosa, Juiz Desembargador.  Este é um raro retrato, datado do início do século XIX, que se julga ser a mais antiga imagem de um estarrejense.</p>

quinta, 15 de novembro 2007

A Câmara Municipal de Estarreja vai lançar a Revista “Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja”, esta quinta-feira, pelas 21h, no Edifício dos Paços do Concelho.

A sessão está inserida nas comemorações dos 488 anos da atribuição do Foral de Antuã e será presidida por José Eduardo de Matos que na apresentação da obra refere que “há muito tempo nos faltava o descrever periódico do nosso passado. O lançamento desta nova revista significa o colmatar de um espaço que devíamos às nossas raízes, logo ao futuro. Nunca como no presente se justifica fixar as histórias e as memórias. Os tempos vão virtuais, a comunicação inunda e esvai-se. Esquecer é não ter vivido. Escrever é perceber o que fomos para enriquecer o que somos, reforçando a nossa identidade e dimensão cultural”.

De publicação anual, a revista é dirigida por Delfim Bismarck Ferreira, conservador da Casa – Museu Marieta Solheiro Madureira, em Estarreja, presidente do Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto, director da Revista Lusófona de Genealogia e Heráldica, bem como de várias publicações de cariz científico e de investigação contando ainda com uma vasta publicação de estudos sobre a região de Aveiro.

Amaro Neves, Andreia Vidal Leite, António Augusto Silva, António Pedro de Sottomayor, Armando Carvalho Ferreira, Delfim Bismarck Ferreira, Francisco M. Ponces de Serpa Brandão, Marco Pereira, Pedro Brochado de Almeida, Rafael Marques Vigário e Sónia Filipe são os autores que assinam os artigos da primeira edição.

A revista compila uma dezena de artigos sobre a história do concelho estarrejense: “A Casa do Ferraz em Salreu”, “Os Estaleiros dos Barcos Moliceiros”, “Cartofilia Estarrejense”, “Divagações a propósito de um Velho Retrato”, “Moinhos e Moleiros do Concelho de Estarreja”, “Os Regedores das Freguesias do Concelho de Estarreja”, “Uma Família de Estarreja”, “Subsídios para a História do Ensino Primário no Concelho”, “Escavações Arqueológicas na Capela de Santo Amaro”, “O Couto do Antuã e Avanca no final da Idade Média” e “A Importância da Rede Viária na Estruturação da Diocese Visigótica de Coimbra”.

A capa da edição número 1 da “Terras do Antuã”  mostra o  retrato a óleo, até aqui desconhecido, de um estarrejense, Dr. António Joaquim Marques Pereira do Couto, da Casa da Areosa, Juiz Desembargador.  Este é um raro retrato, datado do início do século XIX, que se julga ser a mais antiga imagem de um estarrejense. A publicação da revista tem o apoio da Associação de Municípios do Carvoeiro – Vouga.

Hoje, por Ontem, para Amanhã

Há muito tempo nos faltava o descrever periódico do Nosso passado. O lançamento desta nova revista significa o colmatar de um espaço que devíamos às nossas raízes, logo ao futuro.

Nunca como no presente se justifica fixar as histórias e as memórias. Os tempos vão virtuais, a comunicação inunda e esvai-se. Esquecer é não ter vivido. Escrever é perceber o que fomos para enriquecer o que somos - - reforçando a nossa identidade e dimensão cultural. Destas páginas de tinta perene resulta a enorme riqueza comum e diversidade multifacetada.

As descobertas ou narrações que aqui se fazem hão-de multiplicar os desafios para que mais se revelem ou debrucem sobre estas Terras, suas Histórias e Memórias. E há tantas para trazer à luz do dia. Convidam-se daqui outros tantos.

Uma palavra final de reconhecimento a todos os que tornaram possível este ansiado Número Um, especialmente aos primeiros cronistas de serviço e, claro, ao Dr. Delfim Bismark. Honra-me, 488 anos após a outorga do Foral, pedir-vos que iniciem a deliciosa viagem às “Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja”!

[Texto de apresentação da Revista “Terras de Antuã”, pelo presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. José Eduardo de Matos]