Sistema de Informação Geográfica do Município na internet tem novos serviços

quinta, 15 de novembro 2007

O Portal SIG Estarreja (http://sig.cm-estarreja.pt/sig), implementado no âmbito do projecto SIGRia – Sistema de Informação Geográfica, do Programa Aveiro – Digital, apresenta novidades. Os Munícipes tem ao seu dispor informação diversificada relativa a várias áreas do seu interesse, como vias, educação e saúde. As várias funcionalidades têm vindo a ser introduzidas no âmbito de um processo de harmonização da divulgação da informação geográfica via Internet pelos vários municípios envolvidos no SIGRia.

O Roteiro de Vias é uma das inovações. A página contém, para além do nome dos arruamentos, a classificação da rede viária concelhia (desde os Itinerários Principais aos Caminhos Municipais), a localização de serviços úteis (como serviços de saúde, de administração local, recreativos, restauração, etc.) e de locais de interesse turístico (Esteiros, Parque Municipal). A consulta destes dados poderá ser efectuada pela navegação directa no mapa, ou através da Pesquisa Rápida na página inicial do Portal SIG.

O Portal SIG permite, ainda, a pesquisa geográfica directa de entidades relacionadas com Educação, Saúde e Equipamentos Desportivos, que será direccionada para mapas destinados exclusivamente a cada um destes temas, permitindo, nalguns casos, através de inquirição, a ligação às páginas web das referidas entidades.

O Sector de Inventariação e Gestão da Informação Geográfica, da Divisão de Planeamento e Urbanismo da Câmara Municipal, a quem compete a gestão e actualização do sistema de informação geográfica do município, está actualmente a efectuar um levantamento de informação relativa aos temas relacionados com Serviços e Equipamentos, Ambiente e Transportes e Mobilidade. Essa informação, em fase de tratamento, será publicada a médio prazo, nomeadamente ao nível de infraestruturas, como saneamento básico e abastecimento de água, e números de polícia.

Para uma melhor percepção e navegação nas funcionalidades existentes, foi ainda elaborado uma Página Web de Ajuda, a qual pode ser acedida através do menu Acessos Rápidos, ou no botão Ajuda, localizado na página relativa a cada mapa temático.

De uma forma geral, após estas melhorias, para além da consulta da Cartografia Oficial à escala 1:10.000, Ortofotos à escala 1:2.000, do Plano Director Municipal em vigor (Planta de Ordenamento, Reserva Agrícola Nacional e Reserva Ecológica Nacional) e da possibilidade de emissão de Plantas de Localização, encontra-se disponível para consulta informação relativa a:

Plano Geral de Urbanização de Estarreja (Planta de Zonamento e Regulamento)
 Plano de Pormenor da ADP-EI (Planta de Síntese com informação associada sobre parcelas)
 Plano de Pormenor do Centro (Planta de Síntese com informação associada sobre parcelas)
 Plano de Pormenor da Estação (Planta de Síntese com informação associada sobre parcelas)
 Plano de Pormenor da Quimiparque (Plantas de Implantação e de Condicionantes)
 Revisão do Plano Director Municipal (Proposta de Ordenamento e Medidas Preventivas)
 Serviços e Equipamentos (Educação, Equipamentos Desportivos e Saúde)
 Ambiente (Ecopontos)
 Transportes e Mobilidade (Roteiro de Vias)