BioRia está on-line

A natureza à distância de um clique

quarta, 21 de novembro 2007

Um mundo à parte surge na internet em www.bioria.com. Os sons conduzem-nos à tranquilidade da natureza. As imagens levam-nos ao Baixo Vouga Lagunar, mesmo que, por vezes, pareça impossível que toda esta beleza e riqueza existam mesmo ao nosso lado. O novo sítio do projecto BioRia, lançado on-line esta tarde, leva-nos esse maravilhoso mundo a casa.

No sítio do BioRia na internet, o visitante pode descobrir o Percurso de Salreu, saber como chegar, e conhecer as características e curiosidades deste trilho natural, com 8 kms, que pode ser feito a pé ou de bicicleta. Para começar, a visita virtual é uma boa forma de se preparar para a viagem. Para visitar o Percurso de Salreu, o site dá conselhos práticos, sobre como observar a natureza e como se comportar, “respeitantes aos ciclos naturais e comportamentos típicos das espécies bem como o modo correcto de as observar reduzindo os impactes causados e tentando obter o máximo de proveito”.

Uma das novidades é o desafio lançado pelo BioRia aos cidadãos para que façam parte da equipa através de acções de voluntariado. “O BioRia é um projecto de todos e para todos, aberto à comunidade e ao mundo, onde há sempre ideias inovadores e novos projectos a desenvolver. São igualmente aceites e acarinhadas parcerias institucionais para a realização de estágios. Não pense mais e ouse vir falar com a nossa equipa e fazer parte dela. Torne-se um BioRia!”.

Às empresas também são convidadas a apoiar o projecto no papel de mecenas ambientais. “Pode imprimir o seu carimbo pessoal no projecto. Pode adoptar uma espécie como alvo preferencial de apoio a desenvolver-se um projecto específico com várias valências sobre essa espécie, tornando-se assim madrinha ou padrinho de uma das centenas de espécies que ocorrem nos campos do Baixo Vouga”.

As abordagens ao BioRia, à Ria de Aveiro e ao Baixo Vouga enquadram a natureza, missão e objectivos do projecto. No menu downloads, pode aceder ao relatório da Garça-Vermelha, “um trabalho de monitorização da colónia reprodutora de Garça-vermelha Ardea purpurea, localizada na freguesia de Salreu, concelho de Estarreja, na região centro de Portugal. Esta monitorização foi realizada durante os anos de 2004 e 2005, abrangendo, portanto, duas épocas de nidificação e encontra-se integrada na componente científica de um projecto multidisciplinar de conservação e divulgação do património natural denominado BioRia”.

Os recursos, como a Loja BioRia e os Vídeos (a disponibilizar brevemente), a galeria de imagens, apoios e recortes de imprensa, onde “pode consultar as notícias mais relevantes que durante estes 5 anos a comunicação social lançou”, complementam esta página na internet. Com o lançamento do sítio é também disponibilizado on-line o conteúdo educativo do CDROM do BioRia. Clicando na mascote do BioRia, o GARCI, abre-se uma nova janela para o CDROM “O GARCI na Ria”.

O lançamento on-line da nova página do BioRia na internet está inserido na 2ª Semana da Cultura Científica, promovida pela Câmara Municipal de Estarreja, que decorre até sábado, dia 24, com visitas à Casa Museu Egas Moniz e com ateliers de experiências científicas, na Biblioteca Municipal.