Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes um Sucesso!

quinta, 17 de outubro 2002

Em 26 de Março do corrente ano a Câmara Municipal de Estarreja assinou um Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo com a Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes, divulgado na altura, e com o Objectivo Geral de promover o alargamento e dinamização da prática desportiva do concelho, particularmente da canoagem, visando dotar os actuais e futuros desta modalidade desportiva de meios humanos de apoio adequados para a prática desportiva, e ainda dignificar os atletas de modo a prestigiarem a associação e o concelho. Tendo em atenção o apoio específico dado pela Câmara Municipal de Estarreja, a Associação Saavedra Guedes, a única que tem dado vida e actividade ao Espaço de contacto com a Ria nas 7 freguesias do Concelho de Estarreja, enviou a esta Autarquia o relatório desportivo da época 2001/2002. Esta Associação contou na Secção de Canoagem com 24 atletas federados na Federação Portuguesa de Canoagem – FPC- incluído os escalões: Infantil Masculino e Feminino; Cadete Masculino e Dama Júnior; Júnior Masculino e Sénior e com a colaboração de 3 dirigentes e de um treinador, graças ao apoio da Câmara Municipal. Participando em todas as provas do calendário da Associação de Canoagem de Aveiro, 7 clubes, sagrou-se campeã distrital em todas as provas, a saber: Taça Governador Civil de Aveiro Campeonatos regionais de Fundo; de Maratonas; de Promessas e de Velocidade. Individualmente os atletas desta Associação sagraram-se campeões regionais nas diversas provas em que participaram excepto nos escalões femininos e seniores. A secção de Canoagem participou igualmente em todas as provas do Campeonato Nacional de Canoagem, ocupando neste momento o 10º lugar num total de 73 equipas inscritas na FPC. Destacam-se os títulos de Campeãs Nacionais das Atletas Maria Santos, Sara Esteves e Sandra Nunes que se sagraram em K2 500m e K2 200m. Além destas atletas outros subiram ao pódio ou obtiveram classificações de mérito: Bruno Valente – K1 Infantil ; Vice-campeão Nacional de Promessas e de Fundo e o 4º lugar K1 500m de Velocidade. K2 Infantil – Bruno Valente e Carlos Sousa Vice- campeões Nacionais de regatas em Linha 500m; Maria Santos e Sandra Nunes- K2 Vice- campeãs Nacionais de Maratonas; Sara Esteves, 3º lugar 500m; K1 – Maria Santos, Vice- campeã Nacional 200m; K1 – Dama Júnior, Sara Esteves 3ª classificada; K2 Dama Júnior Maria santos, Sandra Nunes, 3ªs classificadas. Por se terem apurado nos controles nacionais, integraram os trabalhos de estágio da Selecção Nacional, os atletas Pedro Santos e Sara Esteves. O atleta Pedro Santos foi seleccionado para participar na tripulação de K4 no Campeonato da Europa de Juniores a realizar na Croácia, não tendo participado por motivos de ordem financeira da Federação que impediu a participação da tripulação. Obteve no entanto a sua internacionalização participando em K4 em representação da Selecção Nacional na Taça do Mundo – Príncipe das Astúrias e na Regata Internacional Governo da Galiza. Finalmente a Secção de Canoagem da Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes participou na Descida do Rio Antuã inserida na I Semana do Ambiente de Estarreja, iniciativa organizada pelo Centro Cultural e Desportivo de Salreu e apoiada pela Câmara Municipal de Estarreja.