Clã, The Gift, Camané e Festival Só(R)Rir em destaque

Janeiro e Fevereiro de 2008 no Cine-Teatro

terça, 18 de dezembro 2007

O início de 2008 no Cine-Teatro de Estarreja ficará inevitavelmente marcado fundamentalmente por dois conjuntos de eventos: os Concertos Íntimos 2008 e o Só(R)Rir – Festival de Humor. Os bilhetes para estes espectáculos já se encontram à venda. Esta é uma excelente oportunidade de oferecer cultura, de forma original, neste Natal. O cartaz dos Concertos Íntimos 2008 traz os Clã a 19 de Janeiro, para apresentação do novo álbum Cintura e revisão dos 15 anos de carreira do grupo; The Gift marcarão presença a 27 de Março, na estreia em Portugal de um inédito formato de concerto (após uma experiência semelhante efectuada em Madrid); e, Camané apresentará o seu fado carregado de emoção a 10 de Maio, apresentando-nos um novo álbum que sairá ainda antes em 2008.

O Só(R)Rir – Festival de Humor regressa com o cartaz mais compacto de sempre (distribuído em apenas dois fins-de-semana), mas onde se constata que cada espectáculo é por si só um cabeça-de-cartaz. Para além da venda de entradas singulares por espectáculo, existe a possibilidade de aquisição de Passe Geral ou de Passes por fim-de-semana do Festival.

O primeiro fim-de-semana abre na Sexta-feira, 22 de Fevereiro, com os sketches do Teatro da Palmilha Dentada, seguindo no Sábado, 23 de Fevereiro, com a apresentação dos míticos Ena Pá 2000 do carismático Manuel João Vieira.

No segundo fim-de-semana na Sexta-feira, 29 de Fevereiro, apresentam-se os luxuriantes Vagabond Opera, oriundos dos EUA, numa curta tournée por Portugal que passará por outras salas prestigiadas como o Theatro Circo (Braga), CAE de Portalegre e da Figueira da Foz, ou o Teatro de Vila Real. No sábado 1 de Março, Os Melhores Sketches dos Monty Python com Bruno Nogueira, Miguel Guilherme, José Pedro Gomes, António Feio e Jorge Mourato, marcam presença numa fase de arranque da tournée deste grande sucesso da adaptação dos textos dos Monty Python por alguns dos melhores actores portugueses de comédia. O encerramento do certame, dar-se-á só no domingo, dia 2 de Março, quando o Chapitô apresentar a sua nova criação para a infância A Aldeia das 4 Casas (cumprindo o calendário habitual de no primeiro domingo do mês o Cine-Teatro ter sempre um evento para a infância / família).


Mas não só Concertos Íntimos e Só(R)Rir serão apresentados no Cine-Teatro de Estarreja no arranque de 2008. Paulo Praça, que se afirmou a solo em 2007, apresentar-se-á a 12 de Janeiro; e os Wraygunn, cujo álbum Shangri-La foi considerado Disco Português do Ano pela revista Blitz apresentam-nos a sua máquina de Rock’n’Roll a 9 de Fevereiro. Na primeira parte deste espectáculo apresentar-se-ão Sean Riley & The Slowriders, considerados pela crítica especializada uma das melhores revelações da música nacional de 2007.

O Cine-Teatro de Estarreja continua a dedicar a tarde do terceiro domingo de cada mês ao público sénior, quer com a apresentação do Filme Sénior a 20 de Janeiro, quer com a apresentação de espectáculos, como é o caso da Banda de Música de Loureiro a 17 de Fevereiro.

A programação de cinema continua a contemplar a exibição de um filme mais comercial – Filme em Cartaz – ao domingo e segunda, e do Filme Alternativo (com o apoio Rede-ICA concedido ao Cine-Clube de Avanca) à sexta-feira, de que se aproveita para destacar, entre muitos outros, a exibição de Control a 8 de Fevereiro, que nos conta a história de Ian Curtis, carismático vocalista dos Joy Divison.

Que 2008 seja ainda melhor que 2007, são os votos do Cine-Teatro de Estarreja!
 

programação completa no sítio www.cineteatroestarreja.com

 


Retrospectiva ao ano de 2007 no Cine-Teatro de Estarreja

Cerca de um ano e meio após a sua reabertura, em 2007, o Cine-Teatro de Estarreja afirmou-se cada vez mais como um espaço de oferta cultural de referência regional e até nacional. E a opinião pública confirma-o, a avaliar pelo feedback constante quer por parte do público, quer por parte da comunicação social. Porém, tal popularidade do projecto do Cine-Teatro de Estarreja advém acima de tudo da qualidade, pertinência e sentido de oportunidade dos seus conteúdos.

Logo no início do ano, Sérgio Godinho visitou o espaço em fase inicial da tournée Em Ligação Directa. Era o arranque do ciclo Concertos Íntimos que trariam ainda ao espaço Sara Tavares em Março (numa fase de reconhecimento nacional, desta artista já muito apreciada fora do país), e Jorge Palma em Maio (na altura do lançamento do seu último álbum de originais).

No primeiro trimestre destaque ainda para as fortes presenças de Pedro Tochas e do musical brasileiro Tangos & Tragédias (numa curta digressão por Portugal) no Só(R)Rir – Festival de Humor. Este festival registou, em 2007, mais 49% de público que em 2006, com um acréscimo da média de espectadores por sessão na sala principal de 31%.

Em Abril, o FesTeatro, presenteou-nos uma vez mais com teatro de qualidade. Peripécia Teatro abriu o certame com uma inolvidável apresentação de Ibéria – A Louca História de Uma Península (voltariam mais tarde em Outubro para apresentação da mais recente criação  Novecentos – O Pianista do Oceano). O novo-circo de sabor nacional Ferloscardo deliciou o público de tal forma, que foi depois programado em outros locais do distrito como o Teatro Aveireinse, D’Orfeu (Festival Gesto Orelhudo) ou o Auditório de Espinho. Qaribó, criação para a infância do Teatro Regional da Serra do Montemuro encerraria o festival com chave de ouro. Foi justamente reconhecido o deslumbramento do público pela comunicação social e os números também o confirmam: houve 46% mais público em 2007 do que na edição do ano anterior, e a média de espectadores por sessão na sala principal aumentou 42%.

No segundo trimestre do ano passariam ainda pelo Cine-Teatro Vitorino (entre apresentações em Lisboa e no Porto) e o invulgar espectáculo Steel Drumming toca Zeca Afonso, com a voz de Miguel Guedes (Blind Zero), que tão bem celebrou o 2º Aniversário de Reabertura do Cine-Teatro de Estarreja, com um evento pluridisciplinar e de qualidade, tal como o é a marca da casa. Nessa altura, um inquérito aos públicos devolvia resultados interessantes que confirmavam a qualificação e fidelização de públicos que está a ser empreendida. Quem vem ao Cine-Teatro, regressa com frequência… e havia bons motivos para cá regressar até ao final de 2007.

A reentré do Cine-Teatro após o Verão ficou marcada pela apresentação da popular comédia Confissões das Mulheres de 30, pelos regressos d’A Barraca com a comédia negra A Herança Maldita (após visita em 2006 com Felizmente Há Luar!), da Peripécia Teatro com Novecentos, e de Diego Figueredo em formato Jazz Trio (após uma célebre apresentação a solo em Janeiro desse mesmo ano); e ainda pela apresentação do teatro musical Elas Sou Eu!!!.

Depois de em 2007 já terem pisado o pequeno palco do Bar CTE grupos como Uxu Kalhus, Nuno Prata, Deolinda (agora prestes a tornarem-se a grande revolução da música portuguesa) e Balla, em Outubro deu-se início ao programa OuTonalidades (em parceria com a D’Orfeu) que traria onze concertos da melhor música nacional de pequenos grupos emergentes (sobretudo de raiz tradicional).

Nessa temporada os grandes concertos de Seu Jorge (a 2 de Novembro), de J.P. Simões (9 Nov.) e David Fonseca (17 Nov.), posicionaram o Cine-Teatro na trilha do melhor som lusófono.

O melhor Jazz nacional também marcaria presença na terceira edição do EstarreJazz, com o supergrupo In Loko (Carlos Barreto, Mário Delgado, José Salgueiro, Bernardo Sasseti, João Moreira e Sebastian Scheriff). Este festival conta com a componente formativa (Worskhops) como factor diferenciador. Várias dezenas de jovens têm participado nestas acções de formação. No que toca aos espectáculos, em 2007 houve mais 11% de espectadores no global relativamente a 2006, o que, devido ao facto de se ter realizado um festival mais compacto, corresponde a um notável acréscimo de 50% do número médio de espectadores na sala principal.

O ano de 2007 encerrou com o melhor teatro nacional d’O Bando, que apresentou a Alma Grande, a partir do texto de Miguel Torga (no ano em que se celebra o centenário do nascimento do escritor); e o Projecto de Arte Comunitária Caruma, com coreografia de Madalena Victorino e música de Carlos Bica, que contou com a participação entusiástica de 57 voluntários da comunidade, conduzindo a um ambiente de grande entrega e emoção por parte de todos. Praticamente todas as três sessões do espectáculo esgotaram, numa adesão inédita por parte da população a um espectáculo de dança contemporânea (que continuará em 2008 a sua digressão nacional e internacional, pelas provas dadas da qualidade e pertinência do projecto).

Os resultados desta abordagem com conteúdos de qualidade estão à vista, e embora ainda sem números definitivos, o Cine-Teatro terá previsivelmente cerca de mais 18 a 20% de espectadores até ao final de 2007 do que no ano de 2006. No final do ano, serão divulgados todos os números e médias alcançadas, relativamente às diversas tipologias de eventos.

 

 

DESTAQUES

SÁB 12 JAN 22H00
POP-ROCK
PAULO PRAÇA [pág. 05]

SÁB 19 JAN 22H00
CONCERTOS ÍNTIMOS 2008
[SÁB 19 JAN CLÃ | QUI 27 MAR THE GIFT | SÁB 10 MAI CAMANÉ]
CLÃ [pág. 06 e 07]

SÁB 09 FEV 21H30
ROCK | BLUES | SOUL
WRAYGUNN [pág. 10 e 11]
SEAN RILEY & THE SLOWRIDERS (1.ª PARTE)

SEX 22 FEV ~ DOM 02 MAR
FESTIVAL DE HUMOR
SÓ(R)RIR 2008

SEX 22 FEV 22H00
COMÉDIA
O MENOS MAU DAS NOITES NOCTURNAS DE UM PAR DE DOIS [pág. 14]
TEATRO DA PALMILHA DENTADA

SÁB 23 FEV 22H00
VARIEDADES
ENA PÁ 2000 [pág. 14 e 15]

SEX 29 FEV 22H00
CABARET
VAGABOND OPERA (EUA) [pág. 16]

SÁB 01 MAR 22H00
COMÉDIA
OS MELHORES SKETCHES DOS MONTY PYTHON [pág. 17]
BRUNO NOGUEIRA | MIGUEL GUILHERME | JOSÉ PEDRO GOMES | ANTÓNIO FEIO | JORGE MOURATO