Comissão Municipal de Trânsito: Centro da cidade mais seguro para peões

segunda, 14 de janeiro 2008

No seguimento das acções de reforço da mobilidade e de atracção para peões, a Câmara Municipal de Estarreja deu início à colocação de pilaretes no centro da cidade. Os trabalhos decorrem até 18 de Janeiro. Haverá intervenção nos seguintes locais:

- Rua Dr. Casimiro Tavares, no troço junto ao limite Nascente da Praça do Município;

- Acessos à Praça Francisco Barbosa (rua a poente) e Largo dos Combatentes;

- Limite Sul da Praça Francisco Barbosa, para substituição das esferas existentes para minimização de riscos de tropeção e queda, com particular incidência para os invisuais, crianças e idosos, tendo sido recomendada a sua remoção progressiva de acordo com os princípios da Mobilidade e Acessibilidade para Todos.

O acesso a Comerciantes, Serviços e Residentes com garagem nesses locais será garantido pela distribuição de chaves para os pilaretes rebatíveis a esses utilizadores. Igualmente serão distribuídas chaves pela GNR, Bombeiros e Câmara Municipal para resposta a situações de emergência e realização de serviços.

Recorda-se que estes locais na Praça Francisco Barbosa (rua a Poente) e Largo dos Combatentes são já, desde há largos anos, de circulação proibida e apenas autorizados para cargas e descargas, como se pode constatar pela sinalização aí existente. Não é pois introduzida qualquer restrição adicional, para além do facto de passar a ser necessário baixar o pilarete rebatível, sempre que se pretenda aceder a um desses locais, para carga e descarga.

Com esta medida pretende-se garantir uma maior acessibilidade e disponibilidade de áreas e de segurança para a circulação pedonal nestas zonas, com muito comércio e serviços, sem que tal reduza o espaço de estacionamento actualmente existente ou a possibilidade do acesso essencial para as funcionalidades ou actividades  que aí se realizam.