Santo Amaro: Largo histórico foi modernizado

quarta, 16 de janeiro 2008

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja inaugurou a remodelação do Largo de Santo Amaro, no dia da tradicional Feira de Ano – 15 de Janeiro. A iniciativa municipal integra-se nas comemorações do 3º Aniversário de Elevação de Estarreja a Cidade. A autarquia assinalou a conclusão desta empreitada que renovou o espaço, conferindo-lhe novos usos e uma nova imagem.

Em primeiro lugar, a Câmara Municipal deu resposta a “um anseio de décadas da população”, disse o presidente da autarquia, José Eduardo de Matos, que aproveitou para auscultar alguns residentes que apreciavam a obra ontem inaugurada. O largo de terra batida, antiga feira de gado, foi transformado, após a intervenção de 220 mil euros, numa nova estrutura verde  com novas ligações viárias, circuitos pedonais, espaços para estacionamento, Parque Infantil, Parque de Merendas, mobiliário urbano e iluminação pública.

A modernização deste “ponto de referência e histórico” manteve a beleza e estrutura do Largo, “dando-lhe outras condições e dignidade”, referiu José Eduardo de Matos. E acima de tudo veio revitalizar um espaço para a utilização colectiva.

O presidente da Junta de Freguesia de Beduído, José António Marques, destaca essa função do novo largo e espera ver “muitas famílias a confraternizar” e a beneficiar das novas estruturas como o parque infantil e o parque de merendas. A “criação de uma zona verde e de lazer numa área que era terra batida” é significativa para a população local.

Ladeado pela Estrada Nacional 224, o Largo de Santo Amaro está associado histórica e tradicionalmente à realização da secular Feira de Santo Amaro e por integrar a respectiva Capela, uma construção de reconhecido valor patrimonial e arqueológico.

À presente intervenção principal seguir-se-á outra na parte nascente da estrada, a decorrer no corrente ano, criando passeios e integrando a escadaria de ligação à Capela, local onde a Câmara já adquiriu e demoliu uma habitação para franquear o acesso.

Na parte superior, da Capela à Escola de Santo Amaro, o Presidente da Câmara adiantou a realização de um estudo, visando  ordenar e urbanizar aquele espaço amplo. A recuperação e valorização da área da Capela integra esta abordagem, necessidade crescente face ao seu estado de degradação.

José Eduardo de Matos manifestou a sua satisfação por ter sido possível realizar a tão falada obra da Feira de Santo Amaro, sublinhando que foi dado um primeiro passo na reabilitação de um local que marca a história do concelho de Estarreja e da própria região, como o comprovou o recente estudo arqueológico patrocinado pela Fundação Solheiro Madureira.