ESPAÇO INTERNET DE ESTARREJA

RELATÓRIO ANUAL 2007

Em 2007, o Espaço Internet (EI) Municipal de Estarreja registou mais de 25 mil utilizações. Durante o ano transacto, 233 utilizadores por mês passarem pelo EI.

sexta, 18 de janeiro 2008

Em 2007, o Espaço Internet (EI) Municipal de Estarreja registou mais de 25 mil utilizações. Durante o ano transacto, 233 utilizadores por mês passarem pelo EI.

UTILIZAÇÕES/UTILIZADORES

Usando a aplicação de gestão dos Espaços Internet (Guardian), acedemos ao Relatório de Operação do Espaço EIAD Municipal de Estarreja do ano 2007, verificando que ao longo do ano, registamos 25241 utilizações, com um total de 847 utilizadores (neste número não estão incluídos os utilizadores esporádicos ou turistas que não possuem cartão de acesso). O tempo total terá sido de 11088 horas de utilização do Espaço Internet. Estes números reflectem um ligeiro aumento quanto ao ano de 2006.

EVOLUÇÃO MENSAL

Durante o ano de 2007, o Espaço Internet foi utilizado por 847 pessoas (não contabilizando turistas e utilizadores esporádicos). O mês em que se verificou o maior número de utilizadores foi Fevereiro (255) e o que registou menor foi Dezembro (165). Em termos médios, o Espaço Internet é frequentado por 233 pessoas por mês.

Ao longo do ano, registamos 25241 utilizações. O mês em que verificamos maior número de movimentos foi Julho (2873) e o menor foi Dezembro. A média mensal ronda as 2103 utilizações.

Tendo em conta os valores anuais atrás referidos, constatamos que, em média, o Espaço Internet foi frequentado por, aproximadamente, 88 pessoas por dia.

DADOS ESTATÍSTICOS

A maioria dos utilizadores do Espaço Internet tem menos de 19 anos, sendo o escalão dos 19 aos 25 o segundo grupo mais numeroso. Com o aumento da idade, o número dos utilizadores diminui.

IDADES 

<19 - 261
19 a 25 - 228
26 a 35 - 195
36 a 50 - 119
51 a 65 - 34
> 65 - 10

Quanto ao sexo dos utilizadores, há um grande equilíbrio, sendo 51% dos utilizadores do sexo masculino e 49% do feminino.

No que diz respeito à situação profissional, os estudantes e os empregados são os dois grupos mais numerosos de utilizadores, com 42% cada. Os restantes 16% são desempregados de curta e longa duração e reformados.

SITUAÇÃO PROFISSIONAL

Estudante 352
Empregado 363
Desempregado <12 meses 74
Desempregado >12 meses 32
Reformado 26

ACTIVIDADES REALIZADAS

Ao longo do ano 2007, o Espaço Internet desenvolveu diversas actividades com o objectivo de dinamizar e promover o acesso às novas tecnologias da informação. Fica a descrição de algumas das mais importantes:

- IRS na Internet – Tal como tem acontecido nos últimos anos, o Espaço Internet de Estarreja, associado ao Programa Aveiro Digital, promoveu de novo a iniciativa “IRS na Internet”. Durante o período da iniciativa, no horário de funcionamento do Espaço Internet, foi dada prioridade ao apoio, por parte dos Monitores, ao pedido de senhas de acesso à aplicação e à entrega da Declaração Modelo 3 de IRS via Internet. No total, 57 pessoas aderiram a esta iniciativa;

- Documentário “Alma e a Gente” – No dia 18 de Fevereiro foi emitido, na RTP2, o programa "A Alma e a Gente", apresentado pelo historiador José Hermano Saraiva, com um episódio dedicado ao concelho de Estarreja. Como muitos munícipes não tiveram possibilidade de ver este documentário, decidimos disponibilizar a sua visualização nas instalações do Espaço Internet de Estarreja, disponibilizando para o efeito um computador com acesso prioritário para este fim;

- Espaço Internet Sénior – Entre Maio e Junho de 2007, decorreu a 3ª acção de formação dirigida à população sénior do município. Participaram 16 pessoas, divididas por 2 turmas (horário laboral e pós laboral), tendo, no final, recebido o Diploma de Participação e o Diploma de Competências Básicas em TIC;

- Workshops FESTARREJA 2007 – Entre os dias 17 e 21 de Setembro, decorreram, nas instalações do Espaço Internet, os seguintes workshops: “Vídeo Profissional para Amadores” e a “A construção de um Blog”;

- Diploma de Competências Básicas – As acções de formação e certificação tiveram início em Novembro de 2003. Desde Fevereiro de 2005, o EI está integrado no processo de certificações associado ao Programa Aveiro Digital, sendo uma entidade credenciada para a certificação de competências básicas em TIC. Em 2007, foram realizadas 12 acções de formação e 38 acções de certificação isoladas, tendo sido atribuídos 115 Diplomas de Competências Básicas em TIC.

- Iniciativa "Integração e Cidadania nos Espaços Internet Aveiro Digital" – Decorreu entre 3 a 8 de Dezembro, com o objectivo de dar apoio específico e direccionado aos imigrantes para utilização dos serviços na Internet e com sessões de divulgação e treino para utilização dos sites de serviços úteis aos Imigrantes. Das actividades, salientamos o uso de serviços de correio electrónico e conversação, bem como de portais públicos úteis para as comunidades de imigrantes. No total, 17 utilizadores aderiram a esta iniciativa.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Analisando os dados relativos ao ano 2007, o balanço é francamente positivo dado o aumento no número de utilizações e utilizadores e a adesão às iniciativas realizadas. Em 2008, o EI continuará associado ao Programa Aveiro Digital, mas com um novo leque de iniciativas horizontais e um novo projecto de formação, articulado com o Centro de Novas Oportunidades. Brevemente, será apresentado o plano de iniciativas para 2008, com mais detalhes sobre os novos projectos.

CARACTERIZAÇÃO do EI

O Espaço Internet de Estarreja foi inaugurado no dia 6 de Junho de 2003, sendo o culminar de um processo que se iniciou em Outubro de 2002. Foi a expressão da vontade do executivo Camarário disponibilizar o uso gratuito e promover a familiarização dos cidadãos com o uso das tecnologias da informação e, especialmente, da Internet.

O Espaço Internet está instalado no edifício da Casa Municipal de Cultura, situado no centro da cidade de Estarreja. É um local de grande visibilidade e de frequente acesso pelos cidadãos do concelho (fica a 50 metros do edifício da Câmara Municipal de Estarreja e a 100 metros da Biblioteca Municipal).

Tem uma área de 42m2, existindo ainda uma área de 15m2 correspondente à sala de espera. Está equipado com 11 estações de trabalho. As funções de monitoria, formação e dinamização estão atribuídas a dois monitores, devidamente habilitados a dar apoio aos utilizadores menos experientes.

Durante a maior parte do ano 2007, o Espaço Internet de Estarreja esteve aberto de Segunda a Sábado, no horário compreendido entre as 10h e as 22h. Em Dezembro, fizeram-se alguns reajustamentos ao horário, estando actualmente a funcionar de 2ª a 6ª, das 10h às 21h e aos sábados das 10h às 20h.

O acesso ao Espaço Internet de Estarreja é efectuado através da apresentação de um cartão de utilizador, contendo o número de inscrição e o nome de utilizador. Até à data, o número de utilizadores registados é de 3640.