Comemorações do Ano Nacional do Voluntariado em Estarreja

terça, 22 de janeiro 2008

No último sábado, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) assinalou também em Estarreja, no Quartel dos Bombeiros Voluntários, o lançamento nacional das comemorações do Ano Nacional do Voluntariado. Pela primeira vez, a LBP comemorou a efeméride. O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, presidiu à cerimónia que teve como ponto alto a colocação no Estandarte, da Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro, com que a LBP distinguiu todas as associações humanitárias do país.

O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro e Comandante dos Bombeiros de Estarreja, António Castro Valente, leu o Manifesto do Ano Nacional do Voluntariado.

Por sua vez, o presidente da Direcção, Marco Braga, confirmou as dificuldades colocadas às associações que hoje justificam este assinalar do Dia do Voluntariado, dando força ao orgulho e espírito de servir, que em Estarreja se tem sentido ao longo das últimas oito décadas.

José Eduardo de Matos acentuou a negatividade das recentes leis e das medidas de substituição dos Bombeiros Voluntários nos fogos florestais pela GNR, na emergência pelo INEM, e no transporte de doentes por grupos privados. Concluiu reafirmando que a Escola e a Família que os Bombeiros formam são valores que justificam a unidade e a firmeza perante o clima de adversidade ao voluntariado.