Câmara aposta na Formação para a Prevenção das Toxicodependências

segunda, 18 de fevereiro 2008

O Sector de Educação da Câmara Municipal de Estarreja, em parceria com o IDT – Instituto da Droga e da Toxicodependência, promove, no dia 19 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal, às 18h, uma acção de formação para os professores dos três Agrupamentos de Escolas e da Escola Secundária do Concelho que vão aplicar nas respectivas escolas o Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais numa óptica de Prevenção das Toxicodependências.

Este programa pretende constituir um instrumento de trabalho no âmbito da prevenção do consumo de substâncias psicoactivas, ilícitas e lícitas, destinado a adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. Baseia-se na aprendizagem e desenvolvimento de competências pessoais e sociais como forma de aumentar os factores de protecção e diminuir o impacto dos factores de risco face à problemática das toxicodependências.

O programa está estruturado em 5 componentes principais: Informação; Auto-estima; Competências de comunicação; Competências emocionais; Resistência à influência social e à pressão dos pares.

A aposta na formação da população escolar para a assumpção de comportamentos adequados surgiu da reflexão conjunta de vários parceiros que participaram no workshop “Planear a Acção para Intervir na Prevenção”, organizado pela autarquia no início do ano lectivo de 2006/07. Durante esse ano, trabalhou-se na preparação e construção de um Plano de Acção no âmbito da Prevenção Primária das Toxicodependências que irá ser dinamizado durante o ano de 2008.

Depois da autarquia ter apresentado em 2006 uma candidatura ao Programa de Intervenção Focalizada do IDT para dotar o Município de um Programa de Prevenção Primária das Toxicodependências, que não obteve aprovação e correspondente financiamento por parte das entidades governamentais, e como forma de responder positivamente a uma problemática social tão preocupante e desestruturante, afectando sobretudo os jovens, decidiu-se apostar na formação da população escolar.

Esta formação contribuirá, certamente, para que a nossa comunidade tenha os seus jovens mais capazes para enfrentar os desafios com que são confrontados, dizendo não às toxicodependências.