I SEMANA DA PROTECÇÃO CIVIL DE ESTARREJA

GNR e Bombeiros concentram meios na Praça Francisco Barbosa

sexta, 29 de fevereiro 2008

Cerca de duas centenas de alunos envolvidos no Clube de Protecção Civil de Estarreja contactaram esta manhã com os meios utilizados na Protecção Civil (PC) pela Guarda Nacional Republica e Bombeiros Voluntários de Estarreja. A mostra decorreu durante todo o dia na Praça Francisco Barbosa, no âmbito da I Semana de Protecção Civil de Estarreja que hoje teve início.

A Câmara Municipal, através do Sector de Educação para a Protecção Civil, promove a I Semana de Protecção Civil, até 07 de Março, em articulação com os membros do Clube de Protecção Civil e Centro de Saúde. As várias actividades têm como público-alvo a comunidade escolar (desde o pré-escolar ao 3º ciclo), mas também pretendem sensibilizar a população em geral.

Na sessão de abertura desta primeira edição, no Cine-Teatro, o presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, sublinhou que qualquer um de nós deve ter noções básicas de PC e primeiros socorros. Os estudantes devem ser portadores dessa mensagem, num trabalho de consciencialização da juventude que irá certamente espalhar a ideia de que “se soubermos mais de primeiros socorros podemos ajudar-nos a nós próprios”. Cruzar educação e protecção civil e assim alcançar uma mensagem global à nossa comunidade para a importância da PC.

O autarca deixou uma nota positiva aos serviços da autarquia e aos parceiros pela organização do evento. A presença de estudantes e professores é motivo de satisfação.

Antes de iniciar a palestra sobre Catástrofes Naturais, a representante da Autoridade Nacional da Protecção Civil, Margarida Guedes, elogiou a postura e responsabilidade das entidades estarrejenses relativamente à PC. “Estarreja tem sido um concelho exemplar. Estão a dar um passo no bom caminho”.

O reflexo dos primeiros meses de trabalho dos núcleos escolares do Clube de Protecção Civil de Estarreja, fundado em Novembro de 2007, está presente na exposição “Salve-se quem souber”, que reúne trabalhos dos alunos. A exposição está patente ao público na Biblioteca Municipal.

Na Praça Francisco Barbosa, GNR e Bombeiros mostraram os recursos materiais e humanos ao dispor da população.

Os Bombeiros Voluntários de Estarreja instalaram a sua Central de Comunicações na praça principal da cidade, através de um Posto Avançado de Comando, para onde estão a ser encaminhados todos os pedidos e geridos os meios de socorro. Uma turma do 9º ano observava atentamente às indicações de Paula Marques, operadora de central dos Bombeiros Voluntários. “Acabámos de receber uma chamada de uma transferência para Aveiro. A ambulância já saiu para efectuar o serviço de transferência de uma parturiente que vai directamente para Aveiro”.

A operadora explicou que “o nosso quartel hoje está instalado na Praça Francisco Barbosa para que as pessoas possam ver a nossa realidade, o nosso dia-a-dia. Neste posto temos tudo o que é necessário mas numa escala reduzida. Aqui fazemos a administração do que se passa e fazemos sair todos os meios”.

O contacto com os mais novos é bastante positivo para que tenham noção das dificuldades que se colocam quando se presta socorro e estarem informados sobre como agir, nomeadamente mantendo a calma. Na conversa com os jovens foi-se explicando os procedimentos e respondendo às dúvidas levantadas. A profissional deixou o alerta para que se forneçam dados concisos e precisos quando se recorre ao 112.

A GNR concentrou na Praça Francisco Barbosa todos os meios de que dispõe a nível nacional, conforme mencionou o comandante do posto da GNR de Estarreja, Júlio Teixeira. Equipa Cinotécnica, GIPS, Pelotão de Intervenção Rápida, Escola Segura, Brigada de Trânsito, Brigada Fiscal são algumas das equipas representadas.

Adriana Azevedo, estudante do 7º ano, ficou a conhecer “quais os meios com que podemos contar e a conhecer os equipamentos utilizados pelas entidades de protecção civil”. No seu Núcleo de Protecção Civil, na Escola Padre Donaciano, tem feito pesquisas, conversado com os professores e em grupo sobre estas temáticas e aprendido “várias coisas novas para estarmos prevenidos em caso de incidente”.

José Lopes, estudante do 9º ano, achou a iniciativa “muito interessante pois não sabemos o que está por trás do trabalho que se desenvolve”. Há meios que não conhecia, como por exemplo os GIPS – Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro da GNR. Este grupo reúne várias especialidades como mergulho, montanhismo e sismos mas foi essencialmente sobre a vertente incêndios e recursos associados que os agentes falaram nesta mostra de meios.