Salve-se quem souber – lição aprendida!

Balanço da I Semana da Protecção Civil de Estarreja

quarta, 12 de março 2008

“A Protecção Civil é de todos, a todos diz respeito. Se cada um souber um bocadinho mais, todos estaremos mais seguros”, alerta o vereador responsável pelo Pelouro da Protecção Civil da Câmara Municipal, Alexandre Fonseca, no balanço que faz à I Semana da Protecção Civil de Estarreja. De uma forma global, o autarca faz uma avaliação positivo ao evento tendo em conta os objectivos definidos, nomeadamente sensibilizar e envolver o Clube de Protecção Civil e restante comunidade escolar para a protecção civil, bem como sensibilizar a população em geral para estas matérias.

Alexandre Fonseca está convicto de que “as diversas actividades que se desenrolaram ao longo da semana não cairão em saco roto”. Bem pelo contrário. “Aos mais novos foi pedido que levassem aos pais, aos avós, à restante família e aos amigos os ensinamentos que obtiveram; aos mais idosos foi, igualmente, pedido que levassem os conhecimentos para casa, para os filhos e netos e para as instituições onde alguns se encontram”.

No encerramento desta primeira edição, a “Rádio Voz da Ria proporcionou, em directo, aos membros do Clube de Protecção Civil, nomeadamente aos mais novos, a possibilidade de se exprimirem em relação ao trabalho desenvolvido nesta semana”, sublinha o autarca.

Apesar de alguma apreensão inicial, José Tavares e Josiana Raquel, estudantes da Escola Básica Integrada de Pardilhó, adoraram a experiência de ir aos estúdios da Rádio Voz da Ria para falar da I Semana da Protecção Civil (PC) de Estarreja, promovida pela Câmara Municipal, e à qual as escolas aderiram no âmbito do Clube de Protecção Civil de Estarreja, fundado em Novembro de 2007.

A entrevista em directo na rádio local decorreu na última sexta-feira e fechou a primeira edição do evento. Alunos e professores fizeram um balanço positivo.

O contacto com os Bombeiros Voluntários de Estarreja, na Mostra de Meios na Praça Francisco Barbosa e numa visita ao Quartel, foi o que mais surpreendeu José Lopes, estudante da Escola Secundária. “Quando ligamos para o 112 não fazemos ideia do que está por trás dos circuitos de informação. É um processo que exige muita organização. É espectacular ver todo o sistema, a informação via rádio, as ambulâncias a saírem… É de louvar a acção dos Bombeiros”, enalteceu o aluno.

Em Avanca, o desafio teve resultados muito positivos. “A aposta foi conseguida na minha escola”, afirmou Anabela Ribeiro, docente na Escola E.B. 2,3 Egas Moniz, para quem é imperioso assumir a máxima “Salve-se Quem Souber!” e deixar o “Salve-se Quem Puder”. “Quanto mais cedo forem interiorizando este tipo de atitudes melhor. Além do mais, os alunos são o veículo de transmissão destes conhecimentos em casa”.

Na Escola E.B. 2,3 Padre Donaciano de Abreu Freire, o Clube de Protecção Civil foi desenvolvido no âmbito da Área Projecto das duas turmas do 7º ano. “A maioria não sabia o que era a PC”, constata o professor João cunha. Por isso a introdução ao tema não foi fácil. O material fornecido pela CME, nomeadamente desdobráveis da Autoridade Nacional da Protecção Civil, ajudou por ser atractivo e colorido acabando por funcionar como “elemento motivador”.

Além do mais a Escola optou por aprofundar “assuntos que dizem respeito ao concelho de Estarreja”, nomeadamente “incêndios, cheias e acidentes industriais”. Estes “temas actuais, do nosso dia-a-dia” interessaram os jovens. “Os alunos não estavam sensibilizados e agora estão um pouco mais”. O trabalho de sensibilização não termina com a Semana da PC. “No 3º período vamos continuar a desenvolver estes temas e abrir à comunidade, aos pais dos alunos, a distribuição de desdobráveis”. A ideia é disseminar a informação ter cidadãos mais informadas.

A primeira edição envolveu cerca de 9 centenas de pessoas, na sua maioria alunos das escolas do concelho mas não só.

Marisa Machado, do Sector de Educação para a Protecção Civil da Câmara Municipal, destaca a envolvência de pessoas de cidadãos de todas as idades. Foram desenvolvidas “sessões, palestras e actividades para toda a população, desde o pré-escolar à terceira idade, o que para nós é um sucesso”. A técnica realçou ainda as actividades desenvolvidas pelas escolas, uma vez que “houve um programa específico de cada escola”.

A Câmara Municipal de Estarreja, através do Sector de Educação para a Protecção Civil, promoveu a I Semana de Protecção Civil de Estarreja, de 29 de Fevereiro a 07 de Março, em articulação com os membros do Clube de Protecção Civil de Estarreja (Fundado em Novembro de 2007) e Centro de Saúde de Estarreja.

Entidade Promotora
Câmara Municipal de Estarreja

Entidades intervenientes
- Agrupamento de Escolas de Avanca