Laboratório de Neurociências da Universidade de Aveiro passou pelas escolas do concelho

Semana Internacional do Cérebro

sexta, 14 de março 2008

Duas investigadoras do Laboratório de Neurociências do Centro de Biologia Molecular da Universidade de Aveiro estiveram esta semana na Escola Secundária de Estarreja e na E.B. 2,3 Egas Moniz de Avanca, no âmbito das actividades da Semana Internacional do Cérebro. Sob o mote “ABCérebro”, apresentaram o tema do cérebro e suas características e deixaram uma mensagem essencial: é obrigatório preservar o nosso cérebro.

Na quarta-feira, a iniciativa foi muito bem acolhida pelos alunos do 12º ano da Secundária, estudantes da área científico – natural, que revelaram grande interesse pela sessão orientada pelas investigadoras Sandra Rebelo e Ana Henriques. Essencialmente porque foram abordados “assuntos do quotidiano e que os jovens ouvem falar diariamente”, nomeadamente a droga e o álcool e a forma como afectam o sistema nervoso, explicaram.

Foi mostrado aos jovens que as “drogas actuam ao nível cerebral e causam efeitos irreversíveis”. Também “o álcool causa danos gravíssimos”. Por isso o objectivo é sensibilizar para o não consumo destas substâncias.

O cérebro é um órgão vital por excelência, envolvido em processos como o raciocínio, a aprendizagem, a memória e a percepção e deve ser preservado. As especialistas dizem que é possível fazer algo para prevenir doenças neurológicas e tipos de demência que afectam uma em cada três pessoas. Exercício físico, exercício mental e relaxamento são actividades imprescindíveis para um cérebro saudável, avisam.  

Uma das áreas de investigação do Laboratório de Neurociências do Centro de Biologia Molecular (CBM) é a doença de Alzheimer, sendo que outro objectivo destes encontros é “mostrar a investigação básica que se faz na Universidade de Aveiro”.

O balanço do contacto com os alunos é “muito positivo”, na opinião das investigadoras, porque têm tido um “feedback muito bom”.  

 


Programa na íntegra em: http://www.cm-estarreja.pt/main/evento.php?id=160