Abril, eventos mil no Cine-Teatro de Estarreja!!

FESTEATRO e Festival de Música SIRENES em destaque

segunda, 31 de março 2008

A sala de espectáculos e casa de cultura que tem proposto uma programação de destaque regional, e por vezes até nacional, continua com uma extensa programação, regular, diversificada e de qualidade. Os próximos destaques maiores passam pela nova edição do FesTeatro – Festival de Teatro e pela novidade do Festival de Música(s) S.I.R.E.N.E.S..

FESTEATRO - FESTIVAL DE TEATRO

O FesTeatro – Festival de Teatro regressa este ano distribuído ao longo de três fins-de-semana com um cartaz variado de luxo onde, como habitual, impera a qualidade e pertinência artística das propostas. O Festival arranca no dia 5 de Abril (sábado) com o espectáculo O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão, a partir do texto de Eric-Emmanuel Schmitt, filósofo e escritor, com encenação, tradução e adaptação de dramaturgia de João Maria André, e com produção de Margarida Mendes Silva e TAGV, em parceria com a Camaleão – Associação Cultural.

No dia seguinte, 6 de Abril, domingo às 16h00, cumprindo o evento para a infância/ família que o Cine-Teatro propõe no primeiro domingo de cada mês, o Teatro do Frio apresenta o espectáculo Diz que Diz, inspirado nos versos miudinhos de Como Quem Diz, de António Torrado, para miúdos e graúdos dos 6 aos 106 anos.

A 12 de Abril (sábado) o Festeatro apresenta um concerto encenado, ou uma peça de teatro musicada: Maldoror, por Mão Morta. A partir da obra-prima literária de Conde de Lautréamont, os Mão Morta, com os dedos de alguns cúmplices, interpretam e musicam uma peça de teatro, inesquecível e brilhante, onde todos os elementos da banda desempenham um papel. Uma das mais aclamadas produções nacionais de 2007 regressa para uma tournée por algumas das mais prestigiadas salas de espectáculo nacionais.

No último fim-de-semana do Festeatro é acolhido o Trigo Limpo Teatro Acert em dupla apresentação: a sua mais recente criação teatral Chovem Amores na Rua do Matador na sala principal, e a A Cor da Língua – “sequela” de Soltar a Língua e Cantos da Língua – no Bar CTE.

Paralelamente ao programa de espectáculo do FesTeatro, estará patente no foyer do Cine-Teatro a exposição "O Que é o Teatro?"

Como habitual neste tipo de eventos, é possível a aquisição individual de entradas para cada um dos espectáculos do FesTeatro, ou ainda a aquisição de Passes Geral ou Passes para dois fins-de-semana do Festival, com aplicação de descontos.

FESTIVAL DE MÚSICA S.I.R.E.N.E.S.

Abril de 2008 fica definitivamente marcado com a primeira edição do Festival S.I.R.E.N.E.S., um Festival de Música(s) que visa ser uma mostra de sonoridades singulares no panorama artístico. Precisamente por isso o festival adopta a sigla S.I.R.E.N.E.S. - Soluções Irreverentes Revelam Ao Espectador Novos Estilos Sonoros. Porque são sons em alerta, é urgentes escutá-los!

O Festival decorre no fim-de-semana de 25 e 26 de Abril de 2008, associando-se de forma simbólica à Revolução dos Cravos. Os nomes em cartaz são também eles uma revolução de sonoridades e musicalidades "frescas", projectos que se afirmam como "pedradas no charco" no marasmo do panorama musical mais mainstream...

Foi escolhida esta data em particular, porque o que une estes projectos, bandas e músicos, não é apenas a língua de Camões, mas sobretudo a atitude de não se acomodarem e combaterem os "cânones" estereotipados pela ditadura do airplay das rádios e do consumo fácil e imediato...

Na primeira noite do Festival aguardam-nos três apresentações. Jorge Cruz abrirá o programa do Festival num registo a solo baseado no seu mais recente disco Poeira. Este jovem músico, natural da cidade de Aveiro, tem vindo a afirmar-se como um dos grandes compositores no panorama da música nacional.

Seguir-se-á Deolinda, um novíssimo e original conceito de música popular de Portugal inspirado pelo fado e pelas raízes tradicionais da canção portuguesa. A encerrar a noite de sexta-feira as Tucanas, um grupo de percussão criativa no feminino, apresentarão um espectáculo com forte componente cénica, influenciado pelo Teatro, a Dança e a Música Tradicional Portuguesa, Africana e Brasileira.

No sábado, dia 26 de Abril os espectáculos começarão com a dupla formada por Luanda Cozetti na voz e Norton Daiello, no baixo eléctrico – Couple Coffee. Mas os Couple Coffee trazem um convidado especial para abrilhantar ainda mais a apresentação – J.P. Simões.

O Festival S.I.R.E.N.E.S. encerrará com Jacinta, que apresentará o seu mais recente trabalho Convexo [a música de Zeca Afonso], que tem como base música de cariz popular português, transformando-a com uma abordagem jazzistica “cool”. As novas harmonias e a forte abordagem rítmica desenvolvem as composições celebrizadas por Zeca Afonso e conferem-lhes frescura e modernidade. Jacinta foi considerada a melhor jovem artista de jazz do continente europeu em 2007, sendo portanto um valor emergente no panorama mais vasto da música a nível global.

Paralelamente ao programa musical do Festival S.I.R.E.N.E.S., estará patente no foyer do Cine-Teatro a exposição "A Cor do Som Português", da autoria do fotógrafo Sérgio Neto que nos apresenta reportagens fotográficas realizadas em vários palcos de Portugal ao longo dos anos de 2006 e 2007.

Como habitual neste tipo de eventos, é possível a aquisição individual de entradas para cada um dos dias do Festival S.I.R.E.N.E.S., ou então a aquisição de Passe Geral para ambos os dias, com aplicação de descontos.

A programação de Abril só termina no dia 30 (quarta-feira, véspera de feriado 1 de Maio) com o acolhimento da comédia A Bíblia: Toda a Palavra de Deus (sintetizada), pela Companhia Teatral do Chiado. Na esteira de espectáculos como As Obras Completas de William Shakespeare (em 97 minutos), esta nova encenação de Juvenal Garcês pretende pôr o público português a rir mas também a pensar sobre algumas das questões mais pertinentes acerca da Bíblia.

 

 

SÁB 05 ABR ~ SÁB 19 ABR
FESTIVAL DE TEATRO
FESTEATRO’08

SÁB 05 ABR 22H00
O SENHOR IBRAHIM E AS FLORES DO CORÃO
DE ERIC-EMMANUEL SCHMITT
ENCENAÇÃO DE JOÃO MARIA ANDRÉ

DOM 06 ABR 16H00
DIZ QUE DIZ
TEATRO DO FRIO

SÁB 12 ABR 22H00
MÃO MORTA - OS CANTOS DE MALDOROR
DE CONDE DE LAUTRÉAMONT
ENCENAÇÃO DE ANTÓNIO DURÃES

SÁB 19 ABR 21H30
CHOVEM AMORES NA RUA DO MATADOR
TRIGO LIMPO TEATRO ACERT

SÁB 19 ABR 23H00 BAR CTE
A COR DA LÍNGUA
TRIGO LIMPO TEATRO ACERT


SEX 25 ABR ~ SÁB 26 ABR
FESTIVAL DE MÚSICA(S)
S.I.R.E.N.E.S.
SOLUÇÕES IRREVERENTES REVELAM AO ESPECTADOR NOVOS ESTILOS SONOROS

SEX 25 ABR 21H30
JORGE CRUZ
DEOLINDA
TUCANAS

SÁB 25 ABR 21H30
COUPLE COFFEE C/ J.P. SIMÕES
JACINTA

QUA 30 ABR 22H00
COMÉDIA
A BÍBLIA: TODA A PALAVRA DE DEUS
(SINTETIZADA)
COMPANHIA TEATRAL DO CHIADO

 

+ INFO www.cineteatroestarreja.com