Câmara apresenta projectos

Centros Cívicos e Ribeiras contemplados

A Câmara Municipal de Estarreja apresentou um conjunto de projectos de reabilitação urbanística e paisagística a implementar no Município, da autoria dos arquitectos Suzana Dias e Paulo Reis, da Divisão de Obras Municipais.

quarta, 02 de abril 2008

PROJECTOS

Arranjo Urbanístico do Centro Cívico de Pardilhó
Estudo Urbanístico do Centro Cívico de Avanca
Arranjo Paisagístico da Ribeira do Mourão, Avanca
Arranjo Paisagístico da Ribeira de Canelas
Reabilitação do Adro Norte da Igreja de Avanca
Reabilitação da zona envolvente da Igreja do Roxico

O Centro Cívico de Pardilhó, o Adro Norte da Igreja de Avanca e a zona envolvente da Igreja do Roxico, Fermelã, vão ter obras a partir de Maio. Os projectos das Ribeiras de Canelas e do Mourão, Avanca, foram aprovados em reunião de Câmara. Quanto ao Centro Cívico de Avanca, foi também aprovado em Março o respectivo estudo urbanístico.

Falando em termos gerais, o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, referiu que estes são “alguns dos projectos tipo que queremos desenvolver em todo o município”. E traça a meta de “chegar a todos os centros cívicos e ribeiras com projectos sustentáveis como estes, enriquecendo a urbanidade do concelho, ao mesmo tempo que se valoriza o património natural”, afirmou.

O centro cívico de Pardilhó será o primeiro a receber uma intervenção. Conforme explicou o arquitecto que elaborou o projecto o objectivo é requalificar uma zona que “não sofre uma intervenção há muitos anos e apresenta uma imagem decadente”. Paulo Reis falou em “revolução no centro de Pardilhó”. Eliminar os pontos de conflito ao nível rodoviário foi um dos aspectos fulcrais. A segurança rodoviária é assumida neste projecto. De destacar a eliminação de uma via frontal à Igreja Matriz, reforçando o Largo Dr. Egas Moniz. O actual muro que limita a área circundante à Igreja será substituído por um murete com função de banco e escadaria de acesso à Igreja.

José Eduardo de Matos sublinha o processo partilhado por diferentes pessoas e entidades, da Freguesia à Diocese,  convergindo na solução que melhor se adapta ao largo central de Pardilhó e vai transformar o centro da vila num espaço mais bonito, para além de se garantir uma segurança rodoviária maior.

O estudo urbanístico do centro cívico de Avanca, da autoria do mesmo arquitecto, abrange três quarteirões distintos que formam o centro da Vila, interligando-os, criando elementos comuns e conferindo uma ideia de continuidade, desde a EN 109 até à Casa do Gama. A criação de uma grande plataforma comum, para o autarca, marca a dimensão urbana que a Vila de Avanca justifica como visão de futuro.

A junção das três plataformas dá prioridade à mobilidade pedonal, nomeadamente até ao Parque Municipal do Mato convidando as pessoas a andarem a pé e a usufruírem do espaço público. O projecto dará resposta às necessidades de estacionamento automóvel.

As ribeiras são zonas de grande sensibilidade ambiental que requerem cuidados ao nível dos equipamentos. Face às limitações impostas na zona lagunar, a autarquia optou por projectos com “linhas simples respeitando a zona”, sinalizando a importância da sua fruição, menciona o presidente da Câmara. Em ambos os casos são melhorados os acessos e criadas zonas de estacionamento. Na Ribeira do Mourão é ainda proposta a implementação de um café.

No caso das Igrejas, a Câmara vai reabilitar as zonas envolventes e valorizar os edifícios. No Roxico, em Fermelã, está prevista a urbanização de 800 m2. O Adro Norte da Igreja de Avanca, edifício do século XVIII, abrange 1000 m2. Estes dois projectos são da autoria da arquitecta Suzana Dias.

Os projectos estão disponíveis no menu Obras e Projectos desta página.