FESTEATRO - FESTIVAL DE TEATRO | 5 a 19 Abril no Cine-Teatro

Abertura este sábado com a peça "O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão"

sexta, 04 de abril 2008

O FesTeatro – Festival de Teatro regressa este ano distribuído ao longo de três fins-de-semana com um cartaz variado de luxo onde, como habitual, impera a qualidade e pertinência artística das propostas. O Festival arranca este sábado, 5 de Abril, com o espectáculo O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão, a partir do texto de Eric-Emmanuel Schmitt, filósofo e escritor, com encenação, tradução e adaptação de dramaturgia de João Maria André, e com produção de Margarida Mendes Silva e TAGV, em parceria com a Camaleão-Associação Cultural.

O Senhor Ibrahim e as flores do Corão é uma caixa de segredos. Como a loja do Senhor Ibrahim, o árabe que não é árabe e que vive na Rue Bleue ou como a cabeça e o coração de Momô, o menino judeu que preenche os dias, os sonhos e as insónias daquele velho muçulmano imigrante do Crescente Fértil.

No dia seguinte, 6 de Abril, domingo às 16h00, cumprindo o evento para a infância/ família que o Cine-Teatro propõe no primeiro domingo de cada mês, o Teatro do Frio apresenta o espectáculo Diz que Diz, inspirado nos versos miudinhos de Como Quem Diz, de António Torrado, para miúdos e graúdos dos 6 aos 106 anos.

A 12 de Abril (sábado) o Festeatro apresenta um concerto encenado, ou uma peça de teatro musicada: Maldoror, por Mão Morta. A partir da obra-prima literária de Conde de Lautréamont, os Mão Morta, com os dedos de alguns cúmplices, interpretam e musicam uma peça de teatro, inesquecível e brilhante, onde todos os elementos da banda desempenham um papel. Uma das mais aclamadas produções nacionais de 2007 regressa para uma tournée por algumas das mais prestigiadas salas de espectáculo nacionais.

No último fim-de-semana do Festeatro é acolhido o Trigo Limpo Teatro Acert em dupla apresentação: a sua mais recente criação teatral Chovem Amores na Rua do Matador na sala principal, e a A Cor da Língua - “sequela” de Soltar a Língua e Cantos da Língua - no Bar CTE.

Chovem Amores na Rua do Matador surge a quatro mãos, temperado pela cumplicidade de dois grandes autores – Mia Couto e José Eduardo Agualusa – a quem o Trigo Limpo Teatro Acert lançou este desafio. A Cor da Língua é um espectáculo que constrói pontes entre diversos escritores lusófonos, num carrossel mágico onde as sonoridades rodopiantes se mesclam com as letras que mais nos seduzem.

Paralelamente ao programa de espectáculo do FesTeatro, estará patente no foyer do Cine-Teatro a exposição O Que é o Teatro?
Como habitual neste tipo de eventos, é possível a aquisição individual de entradas para cada um dos espectáculos do FesTeatro, ou ainda a aquisição de Passes Geral ou Passes para dois fins-de-semana do Festival, com aplicação de descontos.

SÁB 05 ABR ~ SÁB 19 ABR
FESTIVAL DE TEATRO
FESTEATRO’08

SÁB 05 ABR 22H00
O SENHOR IBRAHIM E AS FLORES DO CORÃO
DE ERIC-EMMANUEL SCHMITT
ENCENAÇÃO DE JOÃO MARIA ANDRÉ

DOM 06 ABR 16H00
DIZ QUE DIZ
TEATRO DO FRIO

SÁB 12 ABR 22H00
MÃO MORTA – OS CANTOS DE MALDOROR
DE CONDE DE LAUTRÉAMONT
ENCENAÇÃO DE ANTÓNIO DURÃES

SÁB 19 ABR 21H30
CHOVEM AMORES NA RUA DO MATADOR
TRIGO LIMPO TEATRO ACERT

SÁB 19 ABR 23H00 BAR CTE
A COR DA LÍNGUA
TRIGO LIMPO TEATRO ACERT