1ª FEIRA DA JUVENTUDE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

“Já sei o que vou seguir e foi esta feira que me ajudou”

sexta, 04 de abril 2008

A 1ª Feira da Juventude e de Formação Profissional de Estarreja resultou de uma parceria entre Câmara Municipal, Escola Secundária e Associação de Jovens de Avanca. Orientação vocacional, emprego e saídas profissionais, empreendedorismo, mercado de trabalho e potencialidades locais são algumas das temáticas em destaque. Passaram pela exposição de oferta formativa 40 pontos de informação e realizaram-se 15 workshops temáticos.

A GNR foi uma das entidades presentes na feira. Pedro Santos, do Núcleo Escola Segura do Destacamento da GNR de Ovar, dizia que “é habitual fazermos este género de acções directamente nas escolas”, mas considerou muito positiva esta fórmula que permite o contacto não só com os alunos, como com a comunidade em geral. Do contacto com os estudantes notou “a curiosidade não da maioria, mas de alguns jovens. O acesso à GNR é um pouco complicado mas dá melhores garantias do que outras forças de segurança, nomeadamente o acesso directo ao quadro”. Apenas um senão, existem poucas vagas para o número volumoso de candidatos.

Uma das ofertas formativas é a Academia Militar que confere o curso superior. Foi dito aos estudantes que a abertura do concurso decorre em Abril. Por outro lado, “haverá um concurso para mil vagas que aguarda publicação em Diário da República donde se saberá quais os termos do concurso”.

A Escola Secundária de Estarreja foi uma das entidades parceiras na organização do evento. Ana Catarina, 15 anos, é estudante do 10ºano, da área de Ciências e Tecnologias. Esteve no stand da Secundária onde deram a conhecer um novo curso da escola, o curso técnico de análise laboratorial. Ao longo do certame também foram fazendo experiências para os visitantes terem noção dos trabalhos que realizam.

Em termos pessoais, Ana Catarina seguirá o ensino superior nas áreas de enfermagem ou psicologia. “Estiveram aqui algumas universidades que têm cursos que me interessam. A iniciativa é importante para complementar a informação direccionada para os jovens. Muitas vezes não sabem quais os sítios onde procurar, quais as disciplinas, as médias…”, referiu.

O posto de informação da Escola Profissional de Aveiro foi bastante concorrido. Nestas idades existem ainda muitas dúvidas sobre os caminhos a percorrer. Que o digam a Carmen e a Catarina. Catarina Neves, 16 anos, ia abandonar os estudos mal terminasse o 9º ano. Após visitar a Feira, mudou de ideias. “A Escola Profissional de Aveiro parece-me uma boa opção. Resta apenas decidir qual o curso que vou seguir, mas será ligado à área social”, diz.

Carmen Neno, 15 anos, diz determinada: “Já sei o que vou seguir e foi esta feira que me ajudou”. Estava a pensar seguir os estudos em Oliveira de Azeméis e acabou por optar pela Escola Profissional de Aveiro (EPA). Esta jovem que é voluntária no Centro Social da Teixugueira, da Santa Casa da Misericórdia, vai optar pela via profissional. “Quero trabalhar na área da educação de infância e a EPA dá oportunidade de estágio”, afirma depois de devidamente informada. Daí que “para mim esta feira foi muito importante e pelo que vi, também para quase metade da nossa turma. Recolheram muita informação!”.

Um estudante mais velho, Ricardo Henriques, 18 anos, considera que “a feira é importante tanto para os candidatos ao ensino superior como para pessoas no desemprego que procurem um novo rumo de vida”. Elogiou a boa organização do evento e confessa algumas dúvidas em relação ao curso que pretende seguir, apesar de uma forte inclinação para a área da saúde e de um fascínio pela Universidade de Aveiro, outra das instituições de ensino representadas no certame.

Professora na Secundária, Manuela Afonso considera que a feira proporcionou palestras bastante interessantes para os alunos e pretende “vocacioná-los para o futuro e dar-lhes perspectivas que não só a universidade”. No Pavilhão Municipal concentraram-se respostas para estudantes que acabam o 9º ano, bem como os que estão a terminar o 12º.

A abertura oficial da Feira, na quarta-feira, foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos. Na sessão estiveram o vereador responsável pelos pelouros da Educação e Juventude, João Alegria, e o presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária, Jorge Ventura.

José Eduardo de Matos realçou o “conjunto de opções e saídas profissionais que mostram que há caminhos para uma realização profissional e pessoal”, enaltecendo alunos e professores que trabalharam em conjunto nesta organização.

Um dos desígnios preconizado por João Alegria é “elevar as qualificações da nossa população e dotá-la de profissões adequadas ao mercado de trabalho”, dando o exemplo de pessoas desempregadas que, querendo aumentar as suas qualificações, participaram em workshops desta feira. Por outro lado, a realização desta edição é o “resultado da nossa capacidade de trabalhar em rede, sem muitos custos”, afirmou.

Também Jorge Ventura sublinhou “a conjugação de um conjunto de esforços para que os jovens encontrem um conjunto de alternativas e boas saídas profissionais”. Disse ainda que “é um privilégio trabalhar em Estarreja que tem um poder autárquico motivado”.