Programa Municipal “Escola D’Arte”: ArTê leva o teatro aos alunos

segunda, 07 de abril 2008

O programa "Escola D'Arte", promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, terá início no dia 7 de Abril. Este ano, o teatro vai à escola num circuito que se prolonga até dia 23 de Maio. "O Teatro nas Escolas" é o projecto de âmbito pedagógico que a Companhia de Teatro de Estarreja – ARTÊ irá desenvolver nas escolas de Estarreja.

Pretende-se com este programa sensibilizar as crianças, desde o pré-escolar ao 1º ciclo, para a expressão dramática e proporcionar a experimentação de algumas formas de expressão dramática. A actividade visa o conhecimento e utilização do corpo, do espaço, da criatividade e das relações sociais, exploradas através da expressão dramática e do movimento. Serão realizadas duas sessões por turma.

O programa terá início na Escola do 1º Ciclo do Agro, Beduído, no dia 7 de Abril, a partir das 9h, com sessões ao longo de todo o dia. O calendário prevê a realização de um total de 138 sessões nas 14 escolas do 1º ciclo do concelho, num total de 1570 alunos do pré-escolar e do 1º ciclo.

A criança adquire os seus conhecimentos pela prática e fazendo experiências. A Expressão Dramática proporciona uma relação diferente entre professor e aluno, um maior conhecimento de si próprio, autoconfiança e domínio das suas capacidades. Permite ao aluno um maior conhecimento dos outros, através de jogos diversos, onde a criatividade e a imaginação assumam um papel relevante, como factores de motivação para outras actividades.