Escola de Água Levada entregue à comunidade

terça, 15 de abril 2008

A Escola Básica do 1º Ciclo de Água Levada, desactivada este ano, irá albergar colectividades. A Câmara Municipal deliberou disponibilizar os espaços existentes para sede de associações da freguesia de Avanca, dando-lhe assim uma nova vida e colocando-a ao serviço da população, em particular, da de Água Levada.

Tal como se procedeu com a Escola do Barreiro de Além, Beduído, para que o edifício não continue fechado e para acolher prioritariamente as Colectividades que ocupam a Ala Norte da Casa do Gama – Associação Motards de Avanca e Grupo de Cicloturismo de Avanca –, a Câmara Municipal autoriza a cedência, a título provisório e gratuito da escola e espaço envolvente à Junta de Freguesia de Avanca.

No sentido de uma gestão mais próxima e adequada à utilização dos espaços da escola, bem como dos espaços exteriores – o recreio com parque infantil, o polidesportivo e os sanitários que lhe poderão servir de apoio – deve a Junta de Freguesia disponibilizar espaços de formação e de convívio para a população local, atribuir espaços para sede das Colectividades de Avanca que o solicitem e garantir a manutenção, limpeza e asseio dos diversos espaços em causa.

A Junta de Freguesia dará conhecimento à Câmara Municipal sempre que houver outras candidaturas de Colectividades ou Associações da Freguesia de Avanca para utilização do espaço. Após decisão conjunta acerca das referidas candidaturas poderá o espaço ser partilhado entre os diversos utilizadores.

Com as necessárias adaptações, o protocolo a celebrar entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia será semelhante ao celebrado com a Associação Desportiva de Santiais sobre a Escola do Barreiro de Além.