Urgências de Estarreja: Não há data para o encerramento nocturno

OBRAS NA EXTENSÃO DE SAÚDE DE FERMELÃ

terça, 22 de abril 2008

A ARS – Administração Regional de Saúde do Centro aprovou o início da beneficiação da Extensão de Saúde de Fermelã. Seguir-se-á Canelas e está em fase de elaboração o projecto de remodelação da unidade de Veiros. Estas são condições previstas no protocolo assinado em Julho de 2007 pela Câmara Municipal de Estarreja e pela tutela.

Não há data prevista para o encerramento nocturno do Serviço de Urgências do Hospital Visconde de Salreu (HVS). Tal só acontecerá após a concretização das acções e obras constantes do protocolo, cujas alterações e de melhorias vão continuar a ser trabalhados. O presidente da Câmara Municipal de Estarreja teve uma primeira reunião com a Ministra da Saúde, Ana Jorge, realizada em Março, sobre a Rede de Urgências onde tal ponto ficou assente. A Câmara Municipal sublinha que sem as condições asseguradas será impossível avançar para o encerramento.

Manifestando o seu descontentamento com o futuro encerramento do Serviço de Urgências durante o período nocturno, José Eduardo de Matos sublinha que “mantemos as boas e válidas razões que já constavam da nossa contestação entregue ao então titular, Prof. Correia de Campos”, contudo mantêm-se os propósitos do Governo relativamente ao encerramento das Urgências, como a de Estarreja, não previstas na nova Rede de Referenciação de Urgência/Emergência, publicada em 28 de Fevereiro.

Sem deixar de sublinhar que a assinatura do protocolo o ano passado com a tutela aconteceu em função da conjuntura e para salvar o Hospital e suas valências, à Ministra o autarca transmitiu que “o conjunto de novas valências, de mais consultas e a intervenção estrutural no Hospital Visconde de Salreu, projectando-o para o futuro, terá de acontecer”, defendendo a criação de um novo Bloco para os cuidados continuados. Para já está em estudo a efectivação do projecto de raiz para os Cuidados Continuados, que poderá ascender a 2 milhões de euros de investimento, a concretizar em 2008 e 2009.

É basilar preocupação do Município, partilhada pela actual Ministra, manter, entre as 8h e as 24h, o nível de resposta hoje praticado no Serviço de Urgências, apesar da futura designação, equívoca, a atribuir ao serviço: Consulta Aberta. Além do mais, os Meios Complementares de Diagnóstico ir-se-ão manter activos em todo esse período.

Tendo em conta as especificidades de Estarreja e do seu Complexo Químico – que garante a abertura do Hospital 24h/dia em caso de necessidade – a articulação e a formação entre o INEM e os Bombeiros será aprofundada, com início previsto para o próximo mês, também no âmbito da Protecção Civil.

A referenciação ao Hospital de Aveiro e a preocupação que há muito merece aos utentes do HVS (Município de Estarreja, Murtosa e Aveiro – S. Jacinto) foi matéria evidenciada, no propósito de se introduzirem capacidades suplementares na resposta do Hospital Infante D. Pedro, de modo a evitarem-se trágicos acontecimentos, dos quais servem de exemplo casos recentes.

A atenção ao melhor funcionamento do HVS, atendendo ainda à demissão da anterior Directora Clínica, foi sublinhada à Ministra. A necessidade de se restabelecer a confiança dos utentes e de garantir uma melhor solução global na Saúde em Estarreja foram pontos convergentes na apreciação e evolução do processo em curso, que implicará uma nova reunião com a Ministra, para além do trabalho directo com a Administração Regional de Saúde do Centro.