“VII SEMANA DO AMBIENTE”

12 a 18 de Maio

A Câmara Municipal de Estarreja promove a 7ª edição da Semana do Ambiente. O programa inclui exposições, palestras, ateliers, concurso de fotografia, concurso de montras, campanha... Confira o programa!

segunda, 12 de maio 2008

12 Maio

09h00 Abertura do Concurso de Fotografia "Estarreja – Ambiente em Imagens"
[Inscrições na Casa da Cultura]

15h45 Atelier Relógio de Sol
Destinatários: Prolongamento dos Jardins-de-infância
[Biblioteca]

18h00 Abertura da Exposição da VII Semana do Ambiente "Apanhados pelo CLIMA"
[Biblioteca]
Baseada no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética, a exposição pretende dar a conhecer os 12 Programas definidos pelo Governo, visando mostrar quais as soluções encontradas no campo da eficiência energética e enquadradas da nova política da União Europeia para o sector da energia e para as alterações climáticas.

18h00 Exposição “Tree Parade 2007” – Distrito de Aveiro
[Praça Francisco Barbosa]
O objectivo desta iniciativa é alertar a população em geral para a problemática dos Incêndios Florestais. As árvores expostas resultam do trabalho desenvolvido pelas crianças de escolas do Distrito, no âmbito da exposição de 2007 cujo tema era a “Defesa da Floresta contra Incêndios”.

18h30 Apresentação da eHco – Habitação ecológica da Quercus
 [Praça Francisco Barbosa]
Esta campanha pretende alertar para a necessidade dos nossos edifícios serem menos poluentes, educando a população para que, ao construir e utilizar um edifício, sejam sempre consideradas medidas que possam, entre outras questões, minimizar o consumo energético, racionalizar o consumo de água e de outros recursos naturais, reforçando cada vez mais a ideia da construção sustentável.

21h30 Palestra “Bioclimatismo, Ecoconstrução e Arquitectura Sustentável”
Arq. Carlos Castanheira (Carlos Castanheira e Clara Bastai - Arq., Lda)
Professor Doutor Silva Afonso (Plataforma para a Construção Sustentável)
[Cine-Teatro]
Porquê usar os métodos habituais, em geral carregados de vícios, e porque não experimentar outro tipo de construção e materiais? A dificuldade é muitas vezes a falta de disponibilidade para o novo e diferente… bem como a falta de disponibilidade financeira. Contudo, as necessidades ambientais ultrapassaram já o limite da consciência de cada um para a efectiva responsabilização a que a escassez dos recursos obriga. Pelo que a construção sustentável e energeticamente mais eficiente se torna uma necessidade.

13 Maio

09h00 Abertura do Concurso "Montras inEnergy”
Pretende-se dar a oportunidade a todos os estabelecimentos de comércio da cidade de Estarreja, independentemente da dimensão da montra ou ramo de actividade, de demonstrarem criatividade através da política dos 5 R’s – REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO, RECICLAGEM, RECONVERSÃO E RESPONSABILIZAÇÃO.

15h45 Atelier Relógio de Sol
Destinatários: Prolongamento dos Jardins-de-infância

14 Maio

14h00 – 17h00 Atelier Telefone de Cordel
Atelier de frequência livre

15 Maio

21h30 Palestra “Projecto B-Live – Domótica”
Prof. Dr. Alexandre Mota (Prémio Eng.º Jaime Filipe 2007 que reconhece a qualidade de inovação da empresa Micro I/O)
[Cine-Teatro]
O B-LIVE é uma solução de Domótica, destinada à adaptação de casas convencionais. O sistema permite que pessoas com graves limitações funcionais, como por exemplo tetraplégicos, possam controlar com autonomia, ainda que limitada, funcionalidades da habitação (acesso, iluminação, operação de dispositivos). Os cidadãos com deficiência vêem assim, com este produto, melhorada a sua qualidade de vida. Além de conquistarem autonomia conseguem mais liberdade para os acompanhantes e assistentes.

9h30 e 14h30 Hora do Conto – "Os Livros falam-nos…de energia"
Destinatários: Jardins-de-Infância

16 Maio

10h00 Pedi-Paper dos Alunos +55 da Escola Municipal de Desporto

15h00 Instalação de Esculturas – Programa Espaços de Arte da Cidade
[Parque Municipal do Antuã]
Figuras humanas, talhadas em contraplacado marítimo, decoradas com vários temas como a fauna da região, o esteiro, a agricultura, a poluição e o lazer, contribuem para uma reflexão e para o alerta da consciência humana. Estes trabalhos realizados pelos alunos da Escola Padre Donaciano Abreu Freire pretendem humanizar o espaço e sensibilizar a população para uma constante “presença humana” apelando para as questões da preservação.

15h00 Projecto Cantinho d´Arte II – Móbil Solar
Atelier de frequência livre que requer inscrição prévia

17 Maio

Campanha de Troca de Lâmpadas
[Cine-Teatro]
Troque a sua lâmpada tradicional por uma lâmpada de baixo consumo. Seja consciencioso… Seja amigo do Ambiente. A iluminação numa casa é responsável por cerca de 10 a 15% do consumo de electricidade total da habitação. A escolha da iluminação correcta é muito importante para um maior conforto e um consumo mais racional de energia, traduzindo-se numa redução da factura da energia. O uso de lâmpadas tecnologicamente mais eficientes permite poupar dinheiro, por consumir menos energia, e ao poupar energia está a preservar o ambiente. As lâmpadas incandescentes são as mais utilizadas, sendo no entanto o tipo de iluminação com menos eficiência luminosa e com o menor tempo de vida média (cerca de 1 000 horas), sendo também as de menor custo. As lâmpadas fluorescentes são sem dúvida as mais económicas: emitem aproximadamente a mesma luz que uma lâmpada incandescente convencional, gastando menos 80 por cento de energia.

18 Maio

10h00 Domingos em Movimento – Orientação