VII SEMANA DO AMBIENTE: As últimas actividades

Troca de lâmpadas, Descida do Rio, Esculturas no Parque, exposições

A VII Semana do Ambiente termina no domingo à tarde com a divertida Descida do Rio Antuã. Até lá pode trocar a sua lâmpada habitual por uma de baixo consumo amanhã no Cine-Teatro. Hoje o Parque Municipal do Antuã recebe Esculturas pela Escola Padre Donaciano e ainda decorrem as exposições da Semana e os concursos de fotografia e "MontrasinEnergy". Esta semana deixa um conjunto de alertas para as várias problemáticas ambientais com que nos deparamos nos nossos dias.

sexta, 16 de maio 2008

* PRÓXIMAS ACTIVIDADES

16 Maio

10h00 Pedi-Paper dos Alunos +55 da Escola Municipal de Desporto

15h00 Instalação de Esculturas – Programa Espaços de Arte da Cidade
[Parque Municipal do Antuã]
Figuras humanas, talhadas em contraplacado marítimo, decoradas com vários temas como a fauna da região, o esteiro, a agricultura, a poluição e o lazer, contribuem para uma reflexão e para o alerta da consciência humana. Estes trabalhos realizados pelos alunos da Escola Padre Donaciano Abreu Freire pretendem humanizar o espaço e sensibilizar a população para uma constante “presença humana” apelando para as questões da preservação.

17 Maio

17h – 21h Campanha de Troca de Lâmpadas
[Cine-Teatro]
Troque a sua lâmpada tradicional por uma lâmpada de baixo consumo. Seja consciencioso… Seja amigo do Ambiente. A iluminação numa casa é responsável por cerca de 10 a 15% do consumo de electricidade total da habitação. A escolha da iluminação correcta é muito importante para um maior conforto e um consumo mais racional de energia, traduzindo-se numa redução da factura da energia. O uso de lâmpadas tecnologicamente mais eficientes permite poupar dinheiro, por consumir menos energia, e ao poupar energia está a preservar o ambiente. As lâmpadas incandescentes são as mais utilizadas, sendo no entanto o tipo de iluminação com menos eficiência luminosa e com o menor tempo de vida média (cerca de 1 000 horas), sendo também as de menor custo. As lâmpadas fluorescentes são sem dúvida as mais económicas: emitem aproximadamente a mesma luz que uma lâmpada incandescente convencional, gastando menos 80 por cento de energia.

18 Maio

10h00 Domingos em Movimento – Orientação
Escola Municipal de Desporto de Estarreja/ ORI – Estarreja
[Centro da Cidade]

15h00 Descida do Rio Antuã
Organização CCD Salreu [Ponte Velha – Porto de Vacas]

* Veja o vídeo da edição de 2007 da Descida do Rio

* Mais informação sobre o evento

Entretanto, pode visitar um conjunto de exposições permanentes que estão patentes ao público no centro da cidade:

Exposição da VII Semana do Ambiente "Apanhados pelo CLIMA"
[Biblioteca]
Baseada no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética, a exposição pretende dar a conhecer os 12 Programas definidos pelo Governo, visando mostrar quais as soluções encontradas no campo da eficiência energética e enquadradas da nova política da União Europeia para o sector da energia e para as alterações climáticas.

Exposição “Tree Parade 2007” – Distrito de Aveiro
[Praça Francisco Barbosa]
O objectivo é alertar a população em geral para a problemática dos Incêndios Florestais. As árvores expostas resultam do trabalho desenvolvido pelas crianças de escolas do Distrito, no âmbito da exposição de 2007 cujo tema era a “Defesa da Floresta contra Incêndios”.

eHco – Habitação ecológica da Quercus
[Praça Francisco Barbosa]
Alertar para a necessidade dos nossos edifícios serem menos poluentes, educando a população para que, ao construir e utilizar um edifício, sejam sempre consideradas medidas que possam, entre outras questões, minimizar o consumo energético, racionalizar o consumo de água e de outros recursos naturais, reforçando cada vez mais a ideia da construção sustentável.

Em simultâneo estão a decorrer os seguintes concursos:

Concurso de Fotografia "Estarreja – Ambiente em Imagens"
[Inscrições na Casa da Cultura até 4 de Junho]
+ INFO http://www.cm-estarreja.pt/main/newstext.php?id=4911

Concurso "Montras inEnergy”
[Inscrições na Câmara Municipal ou na SEMA até dia 18]

Dar a oportunidade a todos os estabelecimentos de comércio da cidade de Estarreja, independentemente da dimensão da montra ou ramo de actividade, de demonstrarem criatividade através da política dos 5 R’s – REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO, RECICLAGEM, RECONVERSÃO E RESPONSABILIZAÇÃO.

www.cm-estarreja.pt