Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja

Concerto de Pedro Khima esta noite no centro da cidade

<p><span style="font-size: 11pt; color: #464646; font-family: Tahoma"><font face="arial,helvetica,sans-serif" size="1"><font size="2">O Município está em festa!</font> </font></span></p>

sexta, 06 de junho 2008

Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja
6 a 15 Junho 2008 

[Praça Francisco Barbosa – Centro da Cidade] 

O evento tem início esta sexta-feira com o concerto de Pedro Khima e decorre até dia 15, domingo em que se realiza o tradicional Mercado Antigo, uma réplica dos costumes do início do século passado. A Praça Francisco Barbosa, no centro da cidade, é, como sempre, o palco principal das festividades. Ao longo de 9 dias haverá uma oferta cultural preenchida com concertos, marchas, exposições, dança, gastronomia regional, folclore e desporto. Os concertos de Pedro Khima, no dia 6, e de EzSpecial, no dia seguinte, prometem encher o centro histórico da cidade.  Esta é a festa dos estarrejenses e por isso o palco também lhes pertence. Os grupos locais voltam a marcar presença ao longo de todo o programa. A componente associativa continua a ser um esteio das festas.  

Programa 

6 Junho [sexta] 

14H00 Abertura da Feira do Livro [Jardim da Biblioteca Municipal]
A Feira do Livro vem retomar várias iniciativas anteriores de livreiros locais que já tinham levado a cabo eventos deste tipo durante os festejos de Santo António. Contudo, esta é a primeira feira do livro organizada pela Biblioteca Municipal. Objectivos: Estimular a compra de livros e, desse modo, promover a leitura e a bibliofilia dos munícipes; Dar oportunidades de vendas aos agentes comerciais locais; Possibilitar o usufruto do jardim da Biblioteca. Duas acções vêm complementar esta iniciativa: a apresentação das publicações da Bruaá Editora e o colóquio debate “A Lusofonia é uma ironia?”. Público-alvo: Professores e alunos, agentes culturais do concelho e população em geral 

18h00 "Bruaá na edição infanto-juvenil" [Biblioteca Municipal]
Apresentação das publicações da Bruaá Editora, recentemente surgida no mercado e especializada em livros infanto-juvenis. Com a presença de Sara Reis da Silva, da Universidade do Minho, especialista nas questões da literatura infantil. 

18h00 9ª Convívio Motard da Assoc. Motards Amigos de Avanca [Avanca]
18h30 Inauguração de Exposição Colectiva de Artes Decorativas do Atelier “Dona Pintura” [Pç. Francisco Barbosa] 

19h00 Abertura das Tasquinhas Típicas
As colectividades locais voltam a aderir em força às Tasquinhas Típicas, um dos momentos mais importantes das Festas da Cidade. Um total de 17 associações mergulha no mundo da gastronomia regional para servir os pratos típicos nos dias 6, 7, 8, 12, 13, 14 e 15 de Junho. De ano para ano, as associações de todo o concelho reforçam o interesse em associar-se a esta festa popular. Foram 21 as colectividades concorrentes aos 17 espaços disponíveis tendo sido seleccionadas por sorteio. Os sabores da região – rojões, couratos, sardinha assada, caldeirada de enguias, enguias fritas, porco assado no espeto, padas de Pardilhó, regueifa doce, entre muitas outras iguarias… – para apreciar em Estarreja nas Festas de Santo António, da Cidade e do Município! 

21h00 Inauguração da Exposição Colectiva de Pintura, Alunos de Joaquim de Almeida [Biblioteca Municipal] 

21h30 Inauguração da Exposição “Olhares”, AveiroArte [Casa da Cultura]
Obras dinâmicas, abertas, coerentes mas diversificadas. Esta exposição reúne um conjunto muito digno de obras, onde estão representadas algumas tendências que marcam a contemporaneidade nas artes plásticas no Círculo dos Artistas Plásticos de Aveiro – Aveiroarte. 

22h00 CONCERTO PEDRO KHIMA   


7 Junho [sábado]
 

10h00 9ª Convívio Motard da Assoc. Motards Amigos de Avanca
10h00 Escolinhas de Desporto na Praça (EMDE – Escola Municipal de Desporto de Estarreja) 

14h00 Festa da Música das Crianças do 1º Ciclo [Cine-Teatro]
Os alunos sobem ao palco para apresentarem canções preparadas na disciplina de Música inserida nas AEC – Actividades de Enriquecimento Curricular. A iniciativa envolve 11 escolas do 1º ciclo do concelho (Pardilhó, Canelas, Terra do Monte, Sra. do Monte, Laceiras, Póvoa, Sto Amaro, Agro, Paço, Pinheiro nº1 e Cabeças). 

Todo o dia Tasquinhas Típicas
16h00 Orientação na Cidade (EMDE) Inscrições até 6 de Junho no Gabinete de Desporto 

22h00 CONCERTO EZSPECIAL 


8 Junho [domingo]
 

09h00 1º BTT Rota dos Esteiros (Org. Trepa Coqueiro)
A 1ª edição do Passeio BICICLETA BIORIA e da BIO BTT “ROTA DOS ESTEIROS” alia natureza, desporto e solidariedade. Parte das receitas realizadas serão destinadas à CERCIESTA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Estarreja que apoia 70 crianças e jovens portadores de deficiência mental e motora oriundos de meios sócio-económicos desfavorecidos. Por outro lado, o BIO BTT dará a conhecer a beleza natural dos Esteiros, dos canais da Ria de Aveiro, das margens do Rio Antuã, as marinhas de arroz, o Percurso Natural de Salreu do BIORIA, o Baixo Vouga Lagunar em Canelas, uma das 12 maravilhas de Portugal conforme constata um artigo da Revista Sábado. 

Todo o dia 2º Encontro de Motociclos Antigos (Org. Moto clube de Estarreja)
Todo o dia Tasquinhas Típicas Tarde Animação de rua | Grupos de Música Popular   


9 Junho [segunda]
 

15h00 Torneio de Jogos de Tabuleiro (CRE – Centro Recreativo de Estarreja/ EMDE) [Pç. Francisco Barbosa]
Inscrições até 6 de Junho no Gabinete de Desporto 

21h30 Espectáculo de Danças de Salão Grupos de EstarrejaClube de Danças de Salão do Porto  


10 Junho [terça]
 

15h30 XX Torneio Natação Câmara Municipal de Estarreja [Piscina Municipal de Estarreja] 
14 clubes participantes: SA Águeda, FC Mozelos, SC Espinho, CN Maia, CD Campinho, C Galitos, SC Beira-Mar, CN Nazaré, GD Mealhada, AHB Caldas da Rainha, CD Feirense, AC. Viseu, CAPGE e CD Estarreja

16h00 Disney Aladdin JR. (Teatro Musical) [Cine-Teatro]
Disney’s Aladdin Jr (Aladdin Júnior) é um musical baseado no filme animado que obteve grande sucesso em todo o mundo. Um espectáculo para toda a família, jovem, com cor, ritmo e efeitos visuais surpreendentes, com qualidade técnica e a fantasia inerente a todas as estórias da Disney. O elenco do espectáculo é constituído por um naipe de actores profissionais que contracenam com jovens talentos do novo teatro musical, apoiados no excelente material providenciado pela Disney. Criam um espectáculo jovem, com cor, ritmo e efeitos visuais surpreendentes, com qualidade técnica e a fantasia inerente a todas as estórias da Disney. 

17h30 “A Lusofonia é uma ironia?” [Biblioteca Municipal]
No âmbito do Dia de Portugal e das Comunidades e do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, “A Lusofonia é uma ironia?” Colóquio/debate sobre a multiculturalidade lusófona e a polémica do acordo ortográfico | Lançamento do livro ”O Discurso da Ironia”, de Lola Geraldes Xavier. Com a presença de notáveis estudiosos destas temáticas: António Manuel Ferreira (Universidade de Aveiro), Lola Geraldes Xavier (Instituto Politécnico de Coimbra), Pires Laranjeira (Universidade de Coimbra). 


11 Junho [quarta]
 

15h00 Torneio de Malha (EMDE) [Pç. Francisco Barbosa]
Inscrições até 6 de Junho no Gabinete de Desporto 


12 Junho [quinta]
 

Tasquinhas Típicas 
 

21h30 MARCHAS DE SANTO ANTÓNIO
As Marchas de Santo António, na véspera do feriado municipal são outro dos pontos altos das festas antoninas em Estarreja. O desfile contorna a Praça Francisco Barbosa. Desfilam os seguintes grupos: Associação de Pais das Laceiras, Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros, Associação Cultural e Recreativa do Roxico, Rancho Folclórico “As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã”, Grupo de Música Popular “Ventos da Ria”, Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense e Associação Cultural e Recreativa – Escola de Samba "Vai Quem Quer". As Bandas do Concelho – Bingre Canelense, Visconde de Salreu e do Clube Pardilhoense – farão o acompanhamento musical. São um total de 450 figurantes. As Lavadeiras do Antuã, as Varinas do Mar, Os bailarinos Populares e as bateiras erveiras de Canelas são alguns dos temas escolhidos para o desfile do dia 12. 

23h30 Fogo de Artificio
24h00 Actuação do Grupo Banzé   


13 Junho [sexta – feriado municipal]
 

17h00 Missa Solene
18h00 Procissão 

19h00 SESSÃO SOLENE DO DIA DO MUNICÍPIO [Paços do Concelho] 

19h00
Abertura das Tasquinhas Típicas  

21H00 Encontro de Bandas Filarmónicas
Fundada em 1874, a BANDA DO CLUBE PARDILHOENSE foi incorporada em 1936 no Clube Pardilhoense. Dirigida pelo Maestro Fernando Ribeiro Lopes, é constituída por cerca de 50 elementos, na sua maioria jovens. O apuro técnico e artístico de cada elemento é a regra de ouro da BANDA VISCONDE DE SALREU fundada em 1925. A Banda é composta por seis dezenas de músicos. Na direcção está o Maestro Afonso Alves. Em 1865 nascia a “Sociedade Musical União Canelense” que depois se passou a chamar BANDA BINGRE CANELENSE. Composta por 60 elementos, tem na direcção o Maestro Nelson de Aguiar. 


14 Junho [sábado]
 

Todo o dia
Tasquinhas Típicas
10h00 Escolinhas de Desporto na Praça 

22h00 CONCERTO “RONDA DOS QUATRO CAMINHOS”  


15 Junho [domingo]
 

Todo o Dia MERCADO ANTIGO e Tasquinhas Típicas
O Mercado fez parte das vivências da comunidade local ao longo de várias décadas. A réplica encenada revive um quotidiano que faz parte da memória colectiva. A decoração dos espaços e locais de venda de dezenas de feirantes, os produtos apresentados, os materiais utilizados e o traje adequado à época levam-nos a viajar no tempo até aos anos 20/40 do século XX. 

11h00 XIX Encontro de Cicloturismo de Avanca (org. Grupo de Cicloturismo de Avanca) 

11h30 DESFILE ETNOGRÁFICO
Com a participação de colectividades, feirantes e todos os populares que queiram participar, o desfile aviva tempos idos. A Praça Francisco Barbosa é o palco de encenações, que retratam o quotidiano das populações do início do século passado, pensadas até ao mais ínfimo detalhe. Por iniciativa própria, os populares juntam-se a esta festa recordando figuras típicas do nosso Concelho. Serão atribuídos prémios para: Melhor Traje à Época; Melhor Local de Venda; Melhor Tasquinha; e Melhor Encenação. 

15h30 Apresentação do Livro “Memórias da minha Terra – Salreu”, de Margarida Castro [Logradouro da Casa da Cultura] 

16h00
Festival de Folclore
Festival de Folclore com Grupos Etnográficos do Concelho: Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca; Rancho Folclórico as Tricaninhas de S Miguel de Fermelã; Rancho Folclórico “Tricaninhas do Antuã”; Grupo Etnográfico “Danças d’ Aldeia”, de Pardilhó; e Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros