Medalha de Mérito Municipal para Club Pardilhoense e empresário Avenilde Valente

quinta, 12 de junho 2008

Este ano, a Câmara distingue com a Medalha de Mérito Municipal o Clube Pardilhoense e o empresário avancanense Manuel Avenilde Rodrigues Valente. A mais importante distinção municipal é entregue depois de amanhã, na Sessão Solene do Dia do Município, 13 de Junho, agendada para as 19h.

Na cerimónia, serão ainda homenageados com Votos de Louvor os Atletas estarrejenses que se sagraram campeões nacionais, assim como os Funcionários da Câmara Municipal com 25 anos de serviço e os que passaram à situação de aposentados.

Assinalando o Dia do Município, são galardoadas personalidades ou entidades que contribuam ou tenham contribuído para o desenvolvimento e dignificação do concelho de Estarreja. Tendo em conta a actividade desenvolvida, a dedicação e o relevante mérito das suas acções e contributos, a Câmara Municipal decidiu atribuir a Medalha de Mérito Municipal ao Club Pardilhoense e ao Eng. Manuel Avenilde Rodrigues Valente.

CLUB PARDILHOENSE

O Club Pardilhoense, fundado a 1 de Dezembro de 1908, comemora o seu centenário. Ao longo destes 100 anos de vida tem desenvolvido uma acção cultural marcante para a freguesia de Pardilhó, e, consequentemente, para o Concelho de Estarreja, através de uma actividade contínua e marcadamente eclética. Contribuiu para a formação de várias gerações, sempre com a preocupação de, preservando as tradições, fomentar valores fundamentais para o nosso futuro colectivo. Hoje centra a sua actividade na Cultura, destacando-se a Banda e a Escola de Música e o Grupo de Teatro Infantil e Dança Contemporânea.

EMPRESÁRIO AVENILDE VALENTE

Manuel Avenilde Rodrigues Valente nasceu em Avanca, em 14 de Novembro de 1940. Profissional de elevadíssimo mérito, como empresário de fortíssima iniciativa, e dirigente associativo de enorme importância para a sua terra natal e para o Concelho de Estarreja. Foi um dos fundadores da Associação Artística de Avanca onde desempenha actualmente as funções de Presidente da Mesa da Assembleia-Geral. É Presidente dos Conselhos Fiscais da Associação Atlética de Avanca e do Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca. É, há 30 anos, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Benjamim Dias Costa.

LOUVOR A ATLETAS CAMPEÕES NACIONAIS

A Câmara continua a valorizar atletas ou equipas que se tenham sagrado campeões nacionais. Os 11 distinguidos são: Bruno Valente, Filipe Vieira, Francisco Emanuel, Mafalda Ribeiro, Pedro Santos e José Tavares, atletas da Secção de Canoagem da Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes; A equipa Minis do EAC – Estarreja Andebol Clube; Diogo Miguel, atleta do Clube de Orientação de Estarreja; Ricardo Esteves, atleta Associação Desportiva Arsenal de Canelas, modalidade de Patinagem; Gilda Correia, atleta do CAB Madeira, na modalidade de Basquetebol; e André Pinto, atleta da A. D. Ovarense, na modalidade de Basquetebol.

DISTINÇÃO A TRABALHADORES DA CÂMARA

No ano em que se comemora o 31º Aniversário do Poder Local democraticamente eleito, a Câmara Municipal vai distinguir, pelo segundo ano consecutivo, em cerimónia solene e pública, os Funcionários que em 2007 completaram 25 anos de Trabalho e Dedicação ao Serviço da Comunidade e também os que passaram à situação de Aposentados.