Espelho de água no centro da cidade

quinta, 12 de junho 2008

Quem passar pelo Parque Municipal do Antuã já vê a grande diferença. O espelho de água que agora se concentra junto ao antigo moinho dá uma nova vida ao Rio Antuã. Os trabalhos de instalação do novo Açude terminaram ontem e o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, fez questão de visitar o local para dar a conhecer o efeito produzido.

Para o autarca é uma “visão histórica”, pois nunca o rio foi assim. Para quem estava habituado a ver apenas um “fiozinho de água, é muito agradável. Agora temos rio todo o ano”, disse visivelmente satisfeito com o resultado. “Hoje temos um curso de água, um rio com as letras todas que vai dar uma nova dimensão ao Parque Municipal do Antuã, permitir uma fruição mais global e dar mais frescura a este local”.

Um utilizador frequente expressou a aprovação à nova obra num “parque que já é magnífico”.

Inserida na empreitada de reabilitação de linhas de água na bacia do Vouga e do litoral no concelho de Estarreja, a estrutura foi colocada a poente do Parque Municipal do Antuã, possibilitando a manutenção permanente no Verão (de Junho a Setembro) de um espelho de água no troço que atravessa o centro da cidade. A construção de Açude no Rio Antuã é uma obra há muito necessária para se manter um caudal ecológico no rio, evitando a vegetação infestante e propiciando uma altura de água para usufruir, numa nova experiência que os Estarrejenses pela primeira vez vão poder avaliar.

A nova infra-estrutura, da responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, reforça a ideia do espaço de lazer, criando-se um espelho de água, numa acção de requalificação e renovação da paisagem. Com uma altura de 1,20 metros, o açude estará desactivado durante o Inverno e será erguido no Verão permitindo a formação do lago e criando uma nova realidade de fruição do rio no centro da cidade.

Por sua vez, o Descarregador também integrado nesta empreitada, visa melhorar a drenagem nos campos contíguos que ficam alagados durante as habituais cheias.

A instalação do açude é mais uma peça no puzzle do Parque do Antuã. Os próximos passos foram anunciados por José Eduardo de Matos. “O Parque Infantil foi ampliado, está a ser construída uma Pista de Atletismo, o Bar/esplanada também está numa fase de procedimento avançada. No próximo Outono teremos o bar pronto a ser montado”. A ligação da cidade à vila de Salreu também será contemplada. “Queremos fazer uma ponte para o lado sul. Esse trabalho já começou a ser feito como pré-projecto. É nossa ambição unir as duas margens”.

Ficheiro audio: Declarações do presidente da Câmara Municipal de Estarreja