PETIz: Programa das Actividades de Enriquecimento Curricular

Hoje ,7 de Julho, às 10h00 nos Paços do Concelho a Autarquia Estarrejense e a Universidade de Aveiro assinam o protocolo referente à implementação do PETIz - Projecto Escola a Tempo Inteiro nos agrupamentos de Pardilhó e Estarreja.

segunda, 07 de julho 2008

O projecto PETIz tem como «objectivo central o preenchimento do espaço das actividades de enriquecimento curricular com um programa de aprendizagem não-formal, que privilegia a interdisciplinaridade, a multiculturalidade e a ligação à comunidade».

A Câmara Municipal assume a responsabilidade pela implementação do Programa constituindo-se como entidade promotora e a Fundação Benjamim Dias Costa continuará como a entidade executora para o Agrupamento de Escolas de Avanca e a Universidade de Aveiro será a entidade executora para os Agrupamentos de Escolas de Estarreja e de Pardilhó.

Após a avaliação da concretização do programa no presente ano lectivo, decidiram os Agrupamentos de Escolas e a autarquia envolver as referidas entidades na implementação das actividades de enriquecimento curricular para o ano lectivo de 2008/09.

Procurando sempre melhorar a oferta educativa a todos os alunos do 1º ciclo, proporcionando também uma melhor resposta às necessidades das famílias, os projectos, devidamente aprovados pelos órgãos pedagógicos dos Agrupamentos das Escolas e fazendo parte dos respectivos projectos educativos e planos de actividades, oferecem garantias de qualidade para que esses tempos sejam pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens associadas á aquisição de competências básicas.

O projecto PETIz contempla quatro áreas. A primeira é o ensino da Língua Inglesa que incentivará o contacto precoce dos alunos com uma Língua Estrangeira.

A segunda é a Educação/Expressão Musical, pela sua importância, não só como entretenimento, mas no auxílio da aprendizagem da fala, reflectindo-se também no aprender a ouvir e na coordenação motora.

Actividades Físicas e Desportivas é a terceira área, a qual pretende contribuir para o enriquecimento do reportório motor das crianças, sensibilizando-as para a prática desportiva como forma de ocupação dos seus tempos livres, aprendendo noções de flexibilidade, corporalidade, ritmo, tempo, espaço, lateralidade, coordenação motora e postura.

Imagens - Semana da Ciência