PERCURSO DO BIORIA RECONHECIDO PELO ICNB

segunda, 07 de julho 2008

O Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade - ICNB, através do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas Zonas Húmidas, emitiu parecer favorável ao registo do " Percurso de Salreu do BioRia" na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal – FCMP.

Inserido no Baixo Vouga Lagunar, o Concelho de Estarreja faz parte dessa notável e vasta zona húmida Portuguesa que é a Ria de Aveiro. Detentora de um valioso Património Natural, a importância da Ria é reconhecida quer no contexto nacional, quer no internacional, pelos numerosos estatutos de protecção atribuídos. Assim, ao nível Internacional, foi declarada ZPE (Zona de Protecção Especial para as Aves) ao abrigo da Directiva Aves, IBA (Important Bird Area) pela Birdlife Internacional e pela SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo da Aves), bem como lhe foram atribuídas as designações de sítio RAMSAR e biótopo CORINE. Outros estatutos de protecção da Ria têm origem na Convenção de Berna e na Convenção de Bona. Finalmente e devido à existência de habitats de conservação prioritária foi proposta a sua integração na Lista nacional de Sítios da Rede Natura 2000.

Integrado nesta área, o Baixo Vouga Lagunar, conhecido pela sua elevada diversidade e especificidade, é o resultado da conjugação entre condições naturais de excelência e a secular acção do Homem. A variedade de habitats que se desenvolveram, bem como a existência de um gradiente na sua sucessão, propícia uma paisagem em mosaico de elevado valor ecológico e conservacionista.

A localização privilegiada do concelho de Estarreja proporciona-lhe a reunião de vários destes habitats, agrupados genericamente em duas unidades interligadas de paisagem: o mosaico agrícola e os sistemas húmidos. O primeiro é formado por habitats activamente transformados pela acção do Homem, como sejam os arrozais, os milheirais, ou os campos em estrutura típica de bocage. Os sistemas húmidos, por seu lado, são sistemas que englobam vastas áreas de sapal e paúl, bem como um complexo sistema hídrico de águas entre doces e salobras. No seu todo este ecossistema de elevada produtividade propicia locais privilegiados para a fauna selvagem, alimento abundante, áreas de reprodução, de viveiro e de abrigo.

De entre as numerosas espécies faunísticas que constituem a complexa teia de biodiversidade dos habitats do Concelho, algumas destacam-se pela sua importância local, regional e nacional, e/ou pelo seu estatuto de conservação. São exemplos a lontra-europeia , o toirão, a garça-vermelha, o tartaranhão-ruivo-dos-pauis,  a rã-de-focinho-pontiagudo, a rela-comum, o lagarto-de-água e a lagartixa-de-Carbonell , o robalo, a solha e a enguia, espécies de elevado valor comercial.

Detentora de um valioso Património Natural, tal como acima demonstrado, Estarreja revela-se um local privilegiado para a Conservação da Natureza. Cientes desta realidade, bem como da importância que a educação/ sensibilização ambiental, e a conservação da biodiversidade, representam actualmente na definição de uma politica ambiental capaz e coerente, surgiu o projecto BioRia que agora vê o seu percurso de Salreu reconhecido e registado pelo ICNB.