Festival de Avanca exibe 96 filmes, 83 dos quais em estreia nacional

quinta, 24 de julho 2008

A competição internacional do AVANCA’08 teve início ontem à noite e decorre até domingo, dia 27, com as sessões principais a iniciarem-se às 18h, 22h e 24h, no Auditório Paroquial de Avanca. 96 filmes de 21 países são exibidos no “AVANCA’08 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” que este ano comemora a sua décima segunda edição.

Registando um forte incremento em relação às edições anteriores, 83 filmes têm aqui a sua estreia nacional e a “Competição Avanca”, que reúne obras produzidas na região, apresenta este ano um número record de 26 obras a concurso para além de 9 filmes em panorama.

Todos os filmes exibidos na competição internacional estarão legendados em português e inglês, decorrendo as sessões no Auditório Paroquial de Avanca.

O AVANCA’08, que tem sido considerado o maior espaço europeu de workshops internacionais na área do cinema e dos audiovisuais, promove este ano 8 espaços orientados por 10 personalidades vindas da Alemanha, EUA, Lituânia, Reino Unido, Rússia e Portugal, tendo esgotado rapidamente os lugares disponíveis para a participação nos mesmos.

Com grande parte dos participantes acampados no espaço onde decorre o festival, toda a organização envolve cerca de 50 voluntários da região e 20 outros voluntários vindos da Alemanha, Bélgica, Canada, China, Eslovénia, Espanha, República Checa, Polónia, Rússia, Sérvia e Turquia.

O AVANCA’08 acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo Rota da Luz, INATEL, Governo Civil de Aveiro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Website do Festival www.avanca.com