Avanca foi capital mundial do cinema

terça, 29 de julho 2008

Terminaram os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’08”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições e workshops internacionais. A festa do cinema fechou no domingo após a exibição de 96 filmes, dos quais 83 em estreia nacional. Um deles foi a longa-metragem “Óscar, una pasión surrealista”, protagonizado por Joaquim de Almeida que marcou presença no Município de Estarreja na sexta-feira.

Joaquim de Almeida participou na apresentação, conjunta com o realizador Lucas Fernández, do filme “Óscar, una pasión surrealista” na Sessão Competitiva nº6 do festival, no Auditório Paroquial de Avanca. O actor português mais internacional de sempre interpreta o papel do pintor surrealista Óscar Dominguez e contracena com Victoria Abril, Ema Suarez e, pela primeira vez no cinema, com o seu filho Lourenço de Almeida.

O filme foi estreado em Espanha no início deste ano e teve em Avanca a sua estreia mundial fora do país de origem, sendo que a sua distribuição comercial em Portugal está já assegurada. Vindo da África do Sul, onde se encontra a filmar, Joaquim de Almeida aceitou o convite para estar, pela segunda vez, no festival avancanense “porque tenho boas recordações de Avanca” onde já tinha estado com uma curta-metragem espanhola.

“Gosto deste festival que incentiva os jovens a trabalhar e a fazer cinema”. Por isso decidiu dar o seu contributo para apoiar o evento. Manifesta ainda o seu “apoio ao director (António Costa Valente) que anda há anos a tentar incentivar os workshops para jovens o que considero muito importante. Palmas para ele!”.

Antes da estreia, Joaquim de Almeida foi recebido nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, e pelo executivo e visitou o Cine-Teatro de Estarreja. Afirma ter ficado “impressionado com as condições óptimas” da sala lembrando que é um primeiro passo para atrair as pessoas a verem cinema.

5 dias de competição internacional, obras de 21 países seleccionadas de entre 65 países inscritos, 26 filmes produzidos na região, num encontro de cinema organizado por cerca de 70 voluntários vindos de 10 países, e com a realização de oito workshops internacionais cuja participação esgotou rapidamente e em tempo recorde. Fecha com final feliz a 12ª edição deste festival, uma organização conjunta do Cine-Clube de Avanca e da Câmara Municipal de Estarreja.

 


JOAQUIM DE ALMEIDA E O FILME “OSCAR, UNA PASIÓN SURREALISTA” VENCEDORES DO AVANCA’08
FILMES DA ARGENTINA, ALEMANHA, BÉLGICA, ESPANHA, IRÃO, HOLANDA, POLÓNIA E PORTUGAL ENTRE OS PREMIADOS DO AVANCA’08

Comemorando a décima segunda edição, no AVANCA’08 e em diferentes categorias, foram seleccionados e exibidos 96 filmes provenientes de 21 países, dos quais 83 em estreia nacional. Filmes da Argentina, Alemanha, Bélgica, Espanha, Irão, Holanda, Polónia e Portugal foram premiados no AVANCA’08. “Óscar, una pasión surrealista”, do realizador espanhol Lucas Fernández, arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem, tendo o Prémio para o Melhor Actor sido atribuído a Joaquim de Almeida que protagoniza este filme.

Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Khadak” de Peter Brosens e Jessica Woodworth (Alemanha, Bélgica, Holanda) e “Les Anges de Satan” de Ahmed Boulane (Marrocos).

A actriz argentina Celina Fuks foi distinguida com o Prémio para a Melhor Actriz pela sua participação no filme “Un vaso de soda” de Adriana Yurcovich (Argentina).

A curta-metragem belga “Missing” de Matthieu Donck ganhou o Prémio Curta-Metragem e o Prémio Argumento.

O Prémio Televisão foi atribuído ao documentário “La boite à tartines” da belga Floriane Devigne. Nesta categoria foram ainda atribuídas menções honrosas a “Yo Y Mi Terraza” de Ana Rodriguez Rosell (Espanha) e “Polowa Minie” da polaca Justyna Tafel.

O filme “Berni’s Doll” do realizador francês Yann Jouette venceu o Prémio Vídeo.

Na competição multimédia foi premiado “Webanimation” do alemão Timm Osterhold.

O Prémio Animação distinguiu o filme Alemão “Trickster” de Alexander Pohl, tendo “Monsieur Cok” do francês Franck Dion recebido uma Menção Honrosa.

Finalmente o Prémio Melhor Fotografia foi atribuído ao Lituano Rimvydas Leipis, em “Khadak” de Peter Brosens e Jessica Woodworth.

Uma das categorias mais esperadas deste ano era a “Competição Avanca” que reunia um elevado número de filmes em competição, com a particularidade de todos serem produções da região. O Prémio foi atribuído à curta-metragem de animação “O Acidente” de André Marques, co-realizado por C. Silva.

Quatro júris constituídos por 21 individualidades de 8 Países, atribuíram 11 prémios e 5 menções honrosas.

O Júri Internacional de Cinema e Vídeo foi constituído pelos realizadores Carlos Silva de Portugal, Lars Henning da Alemanha e Dorna Van Rouveroy da Holanda, pelo produtor holandês Ruud Den Dryver e pela museóloga e directora do Teatro Aveirense, Maria da Luz Nolasco.

O Júri da Competição Televisão foi constituído pelos realizadores Bernardo Cabral e João Católico, pelo compositor Joaquim Pavão, pela jornalista Carmen Martins e pelo cineclubista e psicólogo Rui Morais.

Na Competição Multimédia o júri foi constituído por Andrea Stranska da República Checa, Simon Murgelj e Carman Sabina da Eslovénia, Zoe Marawetz do Canadá, Milanovic Petar e Prole Aleksanra da Sérvia e Krzstof Pyda da Polónia.

O Júri da Competição Avanca foi constituído pelos professores do ensino superior José Quinta Ferreira e António Teixeira, pelo crítico e cineclubista Armando Caramelo e pelo realizador e professor Acácio Carreira.

O AVANCA’08 foi ainda marcado pelos 8 workshops internacionais que decorreram ao longo de todo o festival, orientados por personalidades da Alemanha, EUA, Lituânia, Reino Unido, Rússia e Portugal, tendo registado um número recorde de inscrições.

O AVANCA’08 acontece todos os anos em Avanca - Estarreja, Distrito de Aveiro, e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo Rota da Luz, INATEL, Governo Civil de Aveiro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades e empresas da região.