Centro Cívico de Pardilhó: Obras já começaram

sexta, 01 de agosto 2008

Está em fase de arranque a empreitada de remodelação do Centro Cívico de Pardilhó. Dentro de um ano, esta zona estará completamente modernizada. Para além da reabilitação urbanística, serão introduzidas melhorias do ponto de vista da segurança rodoviária. O investimento da Câmara Municipal é de 680 860,00 €.

O projecto da autarquia resultou do contributo partilhado por diferentes pessoas e entidades, da Freguesia à Diocese, convergindo na solução que melhor se adapta ao largo central de Pardilhó.

Recuperação, Valorização e Enquadramento Paisagístico do Centro Cívico de Pardilhó

A recuperação, valorização e enquadramento paisagístico pretende modernizar a zona central da freguesia, o coração da vila onde convergem todas as artérias de maior dinamismo comercial. Revitalizar um espaço-chave de identificação da imagem de Pardilhó irá reforçar a sua centralidade e de o vocacionar para actividades de carácter cultural e social.

A qualificação dos Centros Cívicos tem sido uma acção contínua por parte da Câmara Municipal nos últimos anos. Enquanto decorrem obras em Avanca (no adro norte da Igreja) e em Salreu (na estrada que liga a Albergaria), vai avançar a elaboração de projectos para os centros de Veiros e de Canelas. E esta obra há muito ansiada pelos pardilhoenses ganha agora forma.

Reformulação da Praça

De destacar a eliminação da via lateral contígua à Igreja Matriz, ampliando a zona pedonal, ao permitir a junção da plataforma do Coreto e da Estátua do Emigrante ao Adro da Igreja. Ganha a freguesia uma praça de maior dimensão para as festas e os espectáculos. Reforçam-se as condições de agradabilidade da sala de visitas da jovem vila.

A intervenção inclui a recuperação do Coreto e da Estátua do Emigrante. Será criada uma fonte dinâmica ornamental (chafariz), com jogos de água e luz.

Ao nível rodoviário, serão eliminados pontos de conflito há muito existentes na área de intervenção que abrange as duas plataformas que formam o Largo Egas Moniz, algumas vias municipais e uma nacional, a E.N. 224-2. O centro terá mais segurança na travessia e cruzamento para peões e condutores. As obras tiveram início na Rua do Emigrante, uma das vias incluídas na empreitada.

Será instalado novo mobiliário urbano e reforçada a iluminação pública. Para além da criação de novos espaços verdes, está também contemplada a recuperação de alguns existentes.