Estarreja terá Rede Concelhia de Percursos da Natureza

quarta, 06 de agosto 2008

Mais de 100 Kms de percursos de natureza de norte a sul do concelho e com ligações aos municípios vizinhos. A ideia está a ser implementada pela Câmara Municipal através de 3 fases que completam o BioRia, de Percursos na Natureza e do projecto intermunicipal CicloRia. A autarquia apresentou em conferência de imprensa o pacote de projectos em curso.

Visando uma articulada rede concelhia de trilhos da natureza, a Câmara Municipal de Estarreja apresentou duas candidaturas municipais e uma intermunicipal aos fundos comunitários. O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, entende que essas candidaturas revelam “uma visão diferente do município, havendo um reforço da dimensão natural de Estarreja”. O autarca está confiante na aprovação das candidaturas.

BIORIA II

Conforme explicação de Adolfo Vidal, do Gabinete de Novos Projectos da Câmara, aprovada pela CCDRC foi a candidatura respeitante à 2ª fase do BioRia, no valor de 173 mil euros. Até 30 de Novembro estará construído o Centro de Interpretação Ambiental do BIORIA, em Salreu, que servirá como estrutura de apoio à visitação e à divulgação junto dos visitantes. Surgirão ainda 3 novos percursos: Rio Jardim – Canelas (1,97 Km); Ciclável do Bocage (Salreu e Canelas) (3,975 Km); Rio Antuã ( Beduído e Salreu) (6,3 Km), que serão alvo de arranjo e requalificação.

BIORIA III

O BioRia vai estender-se a norte e oeste do concelho com a implementação de uma 3ª fase, cuja candidatura aguarda resposta. No valor global de 216.012,28 €, o BioRia III inclui a requalificação de mais 3 percursos pedestres e cicláveis: Ribeiras de Veiros (9,1 km); Ribeiras de Pardilhó (7,9 km); e Rio Gonde (2,9 km). É nesta fase que se pretende avançar para a empreitada de recuperação do interior da Antiga Azenha localizada no Parque Municipal do Antuã, para o Plano de Monitorização Ambiental do Concelho de Estarreja e para o Plano de Recuperação de Margens do Rio Antuã entre a Turbina e a antiga ETAR de Estarreja. Se a candidatura for aprovada até Setembro, estas obras estarão executadas em Maio de 2009.

Os 7 percursos BioRia terão uma extensão de cerca de 40 kms e ligações entre si, com acessos directos ao caminho de ferro ( Avanca, Estarreja, Salreu e a Canelas). No mesmo dia, de bicicleta, o visitante pode percorrer estes trilhos naturais. Se vier de fora do concelho, por exemplo, pode chegar de comboio a Canelas e partir em Avanca.

PERCURSOS DE NATUREZA

Sendo que o património natural do município é mais vasto, a Câmara Municipal quer alargar a malha de percursos, aproveitando o interesse e beleza natural dos rios Jardim, Antuã e Gonde. Vão também ser definidos percursos na zona interior do concelho.