CAMPANHA DE LIGAÇÃO À ÁGUA E SANEAMENTO

REDUÇÃO DE 50% :: 15 AGOSTO a 31 OUTUBRO ::

<p>A Câmara Municipal de Estarreja promove uma Campanha Municipal de ligação às redes de saneamento e de água. Uma ligação ao saneamento implica o pagamento de cerca de 345 €, relativos a ramal e tarifa, que esta campanha vem reduzir para metade, ou seja, 172,5 €. No caso da água, normalmente o processo tem custos na ordem dos 190 euros, que durante este período são reduzidos para 95 €.</p>

quinta, 14 de agosto 2008

A Câmara Municipal de Estarreja promove uma Campanha Municipal de ligação às redes de saneamento e de água. A autarquia decidiu aplicar uma redução de 50% no custo de ligação do SANEAMENTO e de instalação do ramal da REDE de ÁGUA.

A adesão da população à ligação das suas habitações à rede de água e à de águas residuais tem sido progressiva mas lenta. A expectativa da Câmara Municipal é incrementar o número de ligações à água e, sobretudo, ao saneamento, estrutura fundamental para melhorar as condições de vida dos munícipes e que tem implicado um avultado investimento.

Se a população não compreender a importância do sistema de recolha e tratamento das águas residuais e não aderir de uma forma mais expressiva, irão persistir problemas com fossas e esgotos, a eliminar com urgência. Além do mais, as ligações são obrigatórias e o Município de Estarreja está apostado em alcançar níveis de cobertura semelhantes aos melhores municípios da região e do país.

Ciente da conjuntura económica actual, a autarquia dá a oportunidade, especialmente aos que têm menos possibilidades financeiras de solicitar a ligação – e também aos emigrantes, dado o período de férias – com uma redução de taxas do ramal e da tarifa de ligação ao saneamento, bem como do ramal de água.

REDE MUNICIPAL DE SANEAMENTO – COBERTURA DE 80% ATÉ AO FINAL DO ANO

Em 2002, a rede de saneamento cobria 12% do Município. No final deste ano, a taxa de cobertura atingirá os 80%, um patamar importante no desenvolvimento sustentável de Estarreja, para a qualidade de vida e para a saúde pública.

QUADRO DE TAXA DE COBERTURA POR FREGUESIAS NO FINAL DE 2008

Avanca 67%
Beduído 87%
Canelas 95%
Fermelã 94%
Pardilhó 72%
Salreu 72%
Veiros 88%
Concelho 80%

Contudo, a adesão está aquém do volumoso investimento, dos últimos 5 anos, e que atinge valores globais de 20,6 milhões de euros, uma vez que 42% da população está ligada à rede de esgotos, servindo cerca de 11900 habitantes. Actualmente, são 3975 as ligações existentes.

Em Canelas e Fermelã, por exemplo, onde a cobertura é a mais elevada, com uma taxa de 95% e 94%, apenas 47% e 48% da população, respectivamente, utiliza o saneamento.

REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA – COBERTURA DE 100%

Actualmente (dados de final de 2007), 74% da população do concelho consome água da rede pública de abastecimento, servindo mais de 20 mil estarrejenses.

O número de contadores domésticos tem subido gradualmente, tendo triplicado nos últimos dez anos. Em 1996, apenas 2303 habitações estavam ligadas à rede municipal. No ano de 2007 o número de ligações de água aumentou para 7624.

A rede de abastecimento de água de Estarreja abrange a totalidade do território. A Câmara Municipal tem vindo a investir na melhoria e requalificação da rede, num investimento que, nos últimos 5 anos, se situa nos 0,6 milhões de euros.

A água de abastecimento público tem qualidade controlada, ao contrário da maior parte das águas de poços e furos do concelho, e da região, que estão afectadas por contaminação com Nitratos e Microrganismos patogénicos.

As análises efectuadas pela Câmara Municipal à qualidade da água de abastecimento público, com a frequência que a lei determina, são publicadas trimestralmente em editais e na página da autarquia na internet em www.cm-estarreja.pt (resultados analíticos quinzenais por freguesia, resultados de parâmetros de rotina por freguesia e resultados semestrais de parâmetros de controlo de inspecção).

O QUE É NECESSÁRIO PARA PEDIR A LIGAÇÃO?

Se é proprietário:
Bilhete de Identidade
Número de contribuinte
Número do artigo matricial da propriedade
No caso de habitações recentes, os proprietários devem ainda apresentar a Planta da Rede de Águas e/ou Saneamento

Se é arrendatário:
Bilhete de Identidade
Número de contribuinte
Contrato de arrendamento

Lembre-se…

O Saneamento é garantia de mais salubridade, melhor futuro e melhor ambiente. Contribua para acabarmos com as fossas e com os maus cheiros!

Análises efectuadas pela Autarquia demonstram que a água de mais de 80% dos poços e furos é imprópria para consumo. A Água da rede pública tem qualidade controlada!