Estarreja adere ao programa do Ministério da Cultura

quarta, 20 de agosto 2008

O Município de Estarreja volta a aderir ao Programa Território Artes (PTA). O compromisso entre a Direcção-Geral das Artes e o Município foi formalizado através da assinatura de um protocolo que define a repartição de responsabilidades decorrentes da adesão ao programa. Estarreja será um município promotor de acções na modalidade de participação ITINERÁRIO CULTURAL – LINHA 2.

Estarreja faz parte do grupo de 61 Municípios com candidatura aceite nas modalidades co-financiadas do Programa Território Artes para 2008 e que contratualizarão, directamente com as entidades fornecedoras de produções artísticas, os agendamentos de espectáculos, ateliers e exposições a realizar entre o dia 10 de Setembro e o 31 de Dezembro, ao abrigo desta parceria com o Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes, conforme é referido no site www.territorioartes.pt.

O Município assegura responsabilidades nas áreas de programação e produção, custos e encargos, divulgação e promoção e avaliação e acompanhamento. As obrigações da Direcção-Geral das Artes prendem-se com acções específicas de programação nas áreas do desenvolvimento de públicos e da formação, com a divulgação da informação na Oficina Virtual (produções e espaços, fornecedores e compradores), com o financiamento, e com a divulgação do programa a nível nacional.

A implementação do PTA está associada a uma plataforma informática denominada Oficina Virtual, disponibilizada on-line através da internet. O trabalho de agendamento será suportado pelo funcionamento dessa plataforma de contratação on-line, disponibilizada a todos os participantes no Programa como instrumento de trabalho com máxima utilidade para o desempenho do trabalho de programação dos Municípios e para o trabalho de produção das entidades artísticas.

O Território Artes visa a descentralização das artes e a formação de públicos. O programa cria condições para melhorar o acesso dos cidadãos aos bens culturais no domínio das artes do espectáculo, integrando acções que visam criar condições para melhorar o acesso do cidadão aos bens culturais e que procuram a correcção de assimetrias regionais e desigualdades sociais.