Recolha Selectiva de RSU: Cinco novos Ecopontos

quarta, 27 de agosto 2008

A Câmara Municipal acaba de instalar cinco novos ecopontos, nas freguesias de Avanca, Beduído, Pardilhó e Salreu. A substituição e colocação de novos equipamentos inserem-se na estratégia global da autarquia para os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

Actualmente com cerca de uma centena de unidades instaladas (ecopontos, ecopontos molok e ecobox – equipamento com menores dimensões), o Município considera que o contínuo reforço de equipamentos de recolha selectiva do lixo doméstico, a par com a sensibilização da população, contribui para o incremento da separação dos resíduos. Para além dos ecopontos existentes, a rede concelhia é ainda reforçada com pilhões (38), vidrões (72), papelões (6) e papeleiras (263). A autarquia disponibilizou ainda ecopontos domésticos (140) e ecopilhas (30) que foram distribuídos por instituições, escolas e edifícios municipais.

Paralelamente, o mapa da rede de ecopontos está disponível on-line no site do Município (www.cm-estarreja.pt) através do SIG Estarreja – Sistema de Informação Geográfica, onde é possível pesquisar a localização dos equipamentos.

Os ecopontos fazem parte do processo de recolha selectiva, associado à reciclagem e reaproveitamento dos resíduos. É o contributo de todos, através da separação do lixo doméstico, que faz o processo ter sucesso e resultar na melhoria da qualidade de vida e no incentivo ao desenvolvimento sustentável. Afinal, a maior parte dos resíduos que produzimos são reaproveitáveis através da reciclagem.

5 NOVOS ECOPONTOS COMPLETOS

Locais:

Avanca Junto ao Mercado de Avanca
Beduído Rua Condes de Estarreja, lugar da Teixugueira
Pardilhó Rua Joaquim Maria Resende
Salreu Rua Vale de Castanheiro e Largo da Rua Lurdes Breu com a Travessa da Fontinha