II TRANÇAS – Festival de Danças Tradicionais na abertura do FESTARREJA

quinta, 28 de agosto 2008

O TRANÇAS – Festival de Danças Tradicionais de Estarreja abre o FESTARREJA 2008 – Festival das Artes e da Juventude no dia 12 de Setembro. A ArTê – Companhia de Teatro de Estarreja, em parceria com a Câmara Municipal, promove o TRANÇAS nos dias 12, 13 e 14 de Setembro. O Parque Municipal do Antuã será o palco de convívios, descobertas, animação, formação e interacção.

Danças dos quatro cantos do mundo concentram-se na segunda edição do TRANÇAS que está inserido no FESTARREJA (programa completo em http://www.cm-estarreja.pt/main/newstext.php?id=5090). Estando o Concelho de Estarreja de portas abertas a novos públicos, surgiu como anfitrião de um evento que contribuiu e contribuirá para a chegada de culturas diversificadas. “O Tranças está de volta, e veio para ficar.  É mais uma iniciativa importante para o Concelho de Estarreja, decorrente da audácia da ArTê, na divulgação de diferentes formas de cultura. Festas, bailes, danças, alegria não vão faltar nos próximos dias 12,13  14 de Setembro”, refere o Vice-presidente da Câmara Municipal, Abílio Silveira, responsável pela pasta de Eventos.

A ArTê continua a integrar no seu plano de actividades iniciativas que contribuam para a divulgação e formação em danças e músicas de cariz popular, para além de outras vertentes artísticas. Assim sendo criou o “Tranças – Festival de Danças Tradicionais”. Segundo explica Paula Alexandra Carreira, “o ano de 2007 marcou a concretização do projecto, que partiu da experiência adquirida no Festival Andanças, que se realiza anualmente em São Pedro do Sul”. O ano de 2008 é a continuação desse projecto. “O conceito deste festival vai de encontro à nossa intenção de ajudar na propagação das várias culturas, da menos conhecida à mais popular”, refere.

Durante o dia, os participantes terão oportunidade de integrar diversas oficinas de danças e workshops de danças orientais, africanas tribais, sapateado, ciganas, irlandesas, capoeira, streat dance e oficinas para crianças, para além da música, artesanato, entre os mais diversificados workshops de âmbito cultural. À noite, poder-se-á assistir a espectáculos culturais e a participar nas várias iniciativas do recinto. Trata-se de um evento com actividades para toda a família e com entradas gratuitas.

Programação diária
Início da manhã Aulas de meditação, concentração
Manhã Oficinas de Dança, visitas ao percurso BioRia, Museu Egas Moniz, Museu Solheiro Madureira, Praia da Torreira, Museu Custódio Prato na Murtosa, ao Estaleiro dos Moliceiros em Pardilhó e a Aveiro
Tarde Oficinas de Dança, Actividades para crianças, Malabarismo, Teatro de rua, Pintura e Percussão
Fim de Tarde Meditação e relaxamento
Noite Bailes e espectáculos
Pela noite dentro Conversas à volta da fogueira e improvisação musical

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES…
Onde ficar?

Os visitantes poderão recorrer ao acampamento local do Tranças, gratuito e com as condições necessárias. Poderão ser utilizadas as instalações sanitárias e duches. No parque de campismo local, por questões de segurança, não será permitido cozinhar e fazer fogueiras. Os participantes poderão ainda utilizar o parque de auto-caravanas ou recorrer às pensões e hotel da cidade.

Onde comer?
Cantina junto ao recinto do festival (ementa normal e vegetariana). Preços da cantina: 4,5 €

Posso ser voluntário?
Se pretender integrar a equipa de voluntariado, entre em contacto com a companhia através do email artecomteatro@gmail.com.

COMO CHEGAR: De forma a facilitar o acesso mais rápido para chegar ao Tranças poderá optar pelas seguintes alternativas:

CARRO
Vindo do Centro [Aveiro ou Viseu] A25 + N109 (nó de Fermelã)
Vindo do Norte [Porto] A1 (nó de Estarreja) ou A29
Vindo do Sul [Coimbra] A1 (nó de Albergaria-a-Velha) + A25 + N109 (nó de Fermelã)

DE COMBOIO Transporte hora a hora. Consultar www.cp.pt ou tel. 808 208 208

ArTê – Companhia de teatro de Estarreja