À Conversa sobre... "Cuidar da Voz”

quinta, 04 de setembro 2008

O fórum de debate "À Conversa sobre..." está de regresso. Após as férias de Verão, o ciclo de conversas é retomado esta quinta-feira, dia 4 de Setembro, numa parceria entre a Câmara Municipal de Estarreja e a Escola Secundária. Marcada para as 14h na Biblioteca Municipal, a palestra irá incidir sobre o tema "Cuidar da Voz" e terá como orador Manuel Felgueiras Pinto, otorrinolaringologista.

Em agenda está também a conferência sobre a “Indisciplina na Escola”, com a presença do conhecido psicólogo Eduardo Sá, a decorrer durante a Sessão de Abertura do Ano Escolar 2008/09, no dia 10 de Setembro, no Cine-Teatro de Estarreja.

A Câmara Municipal abriu o ciclo de conferências/debates em Fevereiro de 2007 com o tema “(Des)Penalização do Aborto”, perante uma plateia com duzentos estudantes no Cine-Teatro. Desde então, as conversas têm vindo a realizar-se regularmente e focando temas diversificados e dirigidos a várias camadas da população.

Este ciclo de conferências pretende contribuir para uma maior participação cívica da população, através da reflexão sobre temas actuais e importantes na formação e desenvolvimento cultural e social das pessoas. Aos olhos do Vereador da Educação da Câmara Municipal, João Alegria, “pela discussão aberta, partilhada e participada, consolidam-se as oportunidades de tomadas de posição mais informadas e conscientes. Numa época caracterizada pelas constantes mutações e instabilidades, freneticamente individualista e tantas vezes egoísta, estes fóruns de debate são cada vez mais necessários para que cada pessoa assuma a sua realização pessoal e social num projecto integrado de construção de uma sociedade assente em pressupostos e valores conscientemente assumidos para o bem comum”. Este projecto vai contribuindo assim para esse objectivo.

Aborto, União Europeia, distúrbios alimentares, necessidades educativas especiais, proximidade entre pais e filhos, cultura científica, ser educador nos dias de hoje, síndrome metabólica, ciência forense e saber envelhecer foram os temas analisados ao longo das 10 sessões já realizadas.

11º Fórum de Debate À Conversa sobre... "Cuidar da Voz"

Orador: Manuel Felgueiras Pinto [Otorrinolaringologista]

4 Setembro | 14h | Biblioteca Municipal de Estarreja

Organização: Divisão de Educação e Assuntos Sociais da Câmara Municipal e Escola Secundária de Estarreja