SÉRIE DE ANIMAÇÃO DA FILMÓGRAFO E CINE-CLUBE DE AVANCA EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS

quarta, 17 de setembro 2008

“Living in the Trees”, do realizador Vítor Lopes, série de animação produzida pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca foi seleccionada para a competição oficial de vários festivais de cinema. Esta série é constituída por pequenos filmes de animação protagonizados por 2 pássaros empoleirados num ramo de uma árvore, que nos contam de forma corrosiva e sem palavras situações políticas e sociais.

Em 26 de Setembro, “Living in the Trees” irá estar em competição no “Festival International de Cinema Jeunesse de Rimouski” no Canadá. Este festival conta ainda com duas outras obras produzidas em Avanca na sua selecção oficial, são elas a curta-metragem de animação “Cães Marinheiros” de Joana Toste e a primeira longa-metragem da animação portuguesa “Até ao Tecto do Mundo”, de que Vítor Lopes é um dos co-realizadores.

Em Outubro, “Living in the Trees” irá estar na competição do “21th Festival du Film d’Animation pour la Jeunesse - Bourg-en-Bresse 2008”, em França.

Em Novembro irá integrar a competição internacional do “CINANIMA – 32º Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho”. Vítor Lopes terá neste festival uma outra série de animação na competição internacional, intitulada “10 Days to Eliminate a Buddhist Monk” e na competição do Prémio António Gaio e Prémio FNAC, o filme “Irmãos Desastre II”.

A participação das produções de Avanca no Cinanima deste ano, complementa-se ainda com as curtas-metragens “Ganância” de Cláudio Sá e “AVANCA’08” de António Osório, ambas participantes no Prémio Jovem Cineasta.