CAMINHOS DO BAIXO VOUGA EM CANELAS Autarquias avançam com reparação

segunda, 22 de setembro 2008

A Câmara Municipal, em articulação com a Junta de Freguesia, vai proceder à melhoria dos pavimentos nos caminhos da zona lagunar. A beneficiação irá começar ainda este mês, acomodando para o inverno as condições para a permanente fruição dos campos  de Canelas, que em muito contribuem para a biodiversidade e excelentes paisagens do Município de Estarreja.

Apesar de não ser da competência autárquica, a falta de manutenção e o mau estado das vias justificam a intervenção reparadora, permitindo consolidar a contenção da água salgada, beneficiar o acesso aos campos agrícolas e facilitar a fruição das belezas ambientais do Baixo Vouga.

Sendo prioridades assumidas pela Câmara Municipal de Estarreja a ligação e aproximação dos cidadãos à zona ribeirinha e a defesa do património natural, José Eduardo de Matos considera que “a qualidade e riqueza do património natural no Município de Estarreja justificam este investimento de substituição das entidades governamentais regionais e nacionais a quem competiria cuidar desta Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro. A Natureza agradece ao Poder Local”.

Sublinhe-se também que  estes caminhos integram o projecto de ampliação do Bioria para Canelas e a futura Rede de Percursos da Natureza/ Ciclovia no Município de Estarreja, com pretendidas futuras ligações a Ovar e Murtosa.

Paralelamente, também as negociações da Câmara com a Refer aguardam o desfecho final de cedência do antigo edifício no novo Apeadeiro de Canelas, permitindo a efectivação da “Estação Viva”, envolvendo a comunidade local na dinamização e  apoio na relação com as contíguas  riquezas naturais.