Bioria: Aprender nas saídas de campo

sexta, 03 de outubro 2008

Com o início do ano lectivo, o BioRia começa a ser requisitado pelas escolas do concelho e da região para visitas guiadas ao Percurso de Salreu.

Esta sexta-feira, dia 3 de Outubro, realiza-se a primeira saída de campo deste ano lectivo com um grupo de 46 estudantes da Escola Secundária José Estêvão, Aveiro. O grupo do 12º ano será acompanhado por cinco professores.

O grupo regressará a Aveiro de comboio ao final da manhã, uma vez que a Estação de Salreu é contígua ao início do Percurso. Aliás essa é também a vantagem de Canelas, cuja Estação serve de varanda para os campos do Baixo Vouga.

A saída de campo tem por finalidade contactar com a biodiversidade existente, nomeadamente no sapal da nossa região, como motivação para o tema programático a desenvolver na disciplina de Biologia/ Geologia "O porquê da biodiversidade?".

O projecto Bioria é um dos recursos disponibilizados pelo Município para apoio às actividades escolares, sendo as visitas guiadas por monitores especializados. O Percurso de Salreu atravessa alguns dos principais habitats característicos da Ria de Aveiro como sapais e pauis, campos agrícolas e arrozais. Permite o contacto com várias espécies de fauna e flora típicas das zonas húmidas no seu meio natural, algumas difíceis de observar noutros locais. Possui paisagens magníficas onde se observa a mudanças das estações do ano.

Esta zona possui a maior colónia de Garça-vermelha em Portugal e insere-se numa das regiões com maior concentração de Lontras da Europa.

As escolas interessadas podem entrar em contacto com a Câmara Municipal.

Tlf 234 840 600
bioria@cm-estarreja.pt