Hora do Conto deu início às comemorações

4º Aniversário da Biblioteca Municipal

segunda, 06 de outubro 2008

O Vereador da Educação da CME, João Alegria, abriu as comemorações do 4º aniversário da Biblioteca Municipal de Estarreja com uma Hora do Conto destinada ao Jardim-Escola João de Deus. O programa comemorativo decorre até sexta-feira, dia 10. A Hora do Conto é uma das acções inseridas no programa lúdico-pedagógico da Biblioteca, destinada aos Jardins-de-infância do Concelho, onde as crianças descobrem o mundo fascinante dos livros. Esta tarde, as crianças com 5 anos de idade escutaram com atenção a história contada pelo vereador. A ida à Biblioteca estimula o contacto com o livro despertando os mais pequenos para a sua importância.


PROGRAMA

7 Outubro [3ª feira]

10h30 Hora do Conto com… o Vice-Presidente da CME, Abílio Silveira | Jardim-de-Infância de Canelas

14h30 BIBLIOPAPER com Jardim-Escola João de Deus (4º ano do 1º CEB)
Uma aventura à descoberta do funcionamento da Biblioteca, do mundo dos livros e da imaginação.

8 Outubro [4ª feira]
10h30 Hora do Conto com… o Presidente da CME, José Eduardo de Matos | Jardim-de-Infância de Vale Castanheiro

14h30 Hora do Conto com… o Bibliotecário da BME, José Beato | Associação Humanitária de Salreu (Creche)

9 Outubro [5ª feira]
10h30
• Entrega dos Prémios do BIBLIOPAPER
• Lançamento do I Concurso Literário “Era uma vez na Biblioteca…”, destinado a crianças e jovens dos 2 aos 16 anos, em nome individual ou colectivo, com o objectivo de promover o conto infanto-juvenil, consolidar hábitos de leitura e escrita criativa, bem como promover a Biblioteca Municipal de Estarreja.
• Assinatura do Protocolo com o Plano Nacional de Leitura (PNL), com a presença da Comissária do PNL, a escritora Isabel Alçada

14h30 "As Mil e uma Noites – Como Xerazade enganou a Morte"
[Espectáculo pela Companhia Panda-pa para alunos 3º Ciclo]
Xerazade tem um plano. Consumada a noite, antes que o dia nasça e o rei a mate, começa a contar uma história. Prolongando-se a história, adia o fim para a noite seguinte e o rei, cativo das suas palavras e das aventuras que descreve, adia a sua morte por mais uma noite. E em cada noite novamente ela inicia outra história cujo fim promete revelar apenas no dia seguinte. Das viagens de Simbad aos infortúnios de Ali Babá e os Quarenta Ladrões, de Aladino à Lâmpada Maravilhosa, o rei deixa-se aprisionar pela teia de intermináveis histórias de Xerazade..."

Os contos das Mil e Uma Noites nasceram há muitos séculos e sobreviveram a inúmeras versões em inúmeros lugares e épocas diferentes. Persistem porque possuem uma qualidade especial, imune às regras do tempo: O poder de comover o coração, estimular a imaginação e enfeitiçar aos seus leitores.   

21h00
Encenação pela Companhia de Teatro de Estarreja – ARTÊ
Em vários espaços da Biblioteca, contam-se excertos de textos e dramatização de personagens de animação, retratando diversos escritores portugueses e outras personagens das histórias infantis.

Entrega de livros aos leitores mais assíduos

10 Outubro [6ª feira]
10h30 Hora do Conto com… o Vereador da CME, Armando Correia | Jardim-de-Infância Sr.ª do Monte

14h00 Apresentação do Livro ESTÓRIAS PEQUENINAS, com a presença do autor Joaquim Lagoeiro [participação dos alunos do 3º ano da Escola EB1 do Agro]
Iniciativa aberta à população em geral

ATÉ 11 Outubro :: Exposição "Aquilino Desconhecido"
Exposição sobre vida e obra do escritor Aquilino Ribeiro (1895-1963). Composta por 12 telas que apresentam uma cronologia da vida e obra do escritor através de textos, ilustrações com documentos e fotografias do escritor em diferentes fases da sua vida, assim como depoimentos do autor em relação a acontecimentos específicos do seu percurso. Esta exposição foi concebida pelo “Centro Cultural de Paredes de Coura” e integra o Programa de Itinerâncias Culturais da DGLB – Direcção Geral do Livro e da Biblioteca.