MUNICÍPIO ADERE AO PLANO NACIONAL DE LEITURA

sexta, 10 de outubro 2008

O Município de Estarreja é parceiro do Plano Nacional de Leitura (PNL). O protocolo de cooperação foi celebrado no dia do 4º aniversário da Biblioteca Municipal pela Comissária Nacional do PNL, Isabel Alçada, e pelo presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos. Estiveram na sessão alunos da Escola do Paço e da Escola João de Deus que tiveram oportunidade de conversar com a escritora de livros infanto-juvenis e perceber como é importante ler para se aprender a pensar, sentir e conhecer melhor a vida e o mundo que nos rodeia.

O acordo estabelece as modalidades de cooperação entre a Câmara Municipal e o PNL tendo em vista a promoção da leitura.

Criado há dois anos, “o PNL tem vindo a propor aos municípios uma parceria para que se reforce a leitura na sala de aula, na escola, nas bibliotecas e em família”, explicou Isabel Alçada. A comissária nacional do programa espera que “os portugueses se empenhem em ler mais porque da leitura decorre o desenvolvimento individual, colectivo e dos países. Há muitos estudos que demonstram que as pessoas são muito mais competentes profissionalmente quando são leitores”.

A responsável realçou que “tem havido um enorme esforço da parte dos ministérios e das autarquias como a vossa para que as escolas e bibliotecas escolares tenham mais livros; para que as bibliotecas públicas sejam ricas e abertas e que possam associar-se aos professores e às escolas para pôr à disposição das pessoas seja qual for a idade livros que forem adequados”.

A parceria “vai permitir alargar o número de obras disponíveis nos diferentes graus de ensino e intensificar a rede concelhia de bibliotecas escolares, em articulação com a biblioteca municipal”, afirmou o vereador da Educação, João Alegria, referindo-se à “verba global de 32.200 €, repartida em partes iguais pelo PNL e Autarquia, que permite dotar, neste e nos próximos três anos lectivos, as bibliotecas escolares de um conjunto de livros recomendados pelo PNL, servindo preferencialmente os Jardins-de-Infância e as Escolas do Ensino Básico do Concelho”.

Esta é mais uma etapa na concretização do projecto REBEME – Rede de Bibliotecas Escolares do Município de Estarreja, com vista à constituição de um catálogo colectivo concelhio, iniciado há 3 anos com 6 bibliotecas escolares. Na opinião de João Alegria, “o concelho de Estarreja tem já hoje um boa – direi excelente quando todas as necessidades estiverem concretizadas – Rede de Bibliotecas”, que inclui a Biblioteca Municipal e as bibliotecas das escolas sede dos Agrupamentos de Avanca, Pardilhó e de Estarreja, que iniciará dentro de dias a sua actividade depois das obras de adaptação.

Para José Eduardo de Matos este protocolo vem “completar a nossa actividade que tem sido próspera, fruto da parceria que se tem estabelecido no município”, envolvendo a Câmara e as escolas. “Esta dimensão nacional reconhece esse trabalho já feito por todos”, refere o autarca que realça a “importância da leitura na formação e educação dos mais novos”.