Medidas compensatórias da A29: NOVA REDE DE ACESSIBILIDADES

terça, 14 de outubro 2008

As negociações da Câmara de Estarreja com o Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e Comunicações, em articulação com os municípios da Murtosa e Ovar, resultaram na implementação de medidas compensatórias de reforço das acessibilidades viárias à A29/IC1.

O protocolo que define esse pacote de medidas foi ontem assinado, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Estarreja, pelos presidentes dos Municípios de Estarreja, José Eduardo de Matos, e Murtosa, Santos Sousa, e pelo vice-presidente da EP – Estradas de Portugal, SA, Eduardo Gomes, na presença do Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, que homologou o documento.

LIGAÇÕES E MELHORIAS PREVISTAS

a) Construção da Circular à Cidade de Estarreja desviando o trânsito do centro urbano, desde Rotunda do Hospital à Rotunda de Veiros, daí à EM558 e à EN109, numa extensão total de 5,6km.

b) Beneficiação da EN109, via que atravessa os centros cívicos de 5 localidades (Avanca, Beduído, Salreu, Canelas, Fermelã), com Requalificação da Ponte sobre o Rio Antuã. Espera-se que a intervenção contribua para melhorar a segurança qualidade de vida dos centros urbanos. A requalificação da EN109 é uma importante vitória da autarquia estarrejense.

c) Construção da ligação entre a EN109-5 (Estarreja – Murtosa) e a EM558 (Estarreja – Pardilhó), com cerca de 3 km, que constitui uma continuação da Variante à EN224/ Acesso ao Eco-Parque prevista na concessão da A29. Esta ligação servirá Veiros e a Murtosa ficando com acesso facilitado à A29 e à A1.

d) Construção da ligação à Intermunicipal Estarreja – Ovar, da EN 224 até à EN 224-2, servindo Avanca e Pardilhó.

O investimento total previsto para este conjunto de obras é de 12 milhões de euros.