FESTIVAL SÉNIOR NA RTP

quinta, 23 de outubro 2008

O Festival Sénior de Estarreja esteve em destaque no programa da RTP "Portugal no Coração", apresentado por Tânia Ribas de Oliveira e João Baião.

Durante a tarde de ontem foram realizados vários directos a partir do Pavilhão Municipal, dirigidos pela apresentadora Ana Viriato. O Pavilhão foi transformado numa montra do Festival, decorrendo em simultâneo diversos ateliers, com a participação de cerca meia centena de seniores.

As reportagens foram abordando um conjunto de acções demonstrativas das várias iniciativas do evento que está a decorrer desde o início do mês. Promovido pela Câmara Municipal, o Festival Sénior proporciona actividades diversificadas à faixa etária acima dos 55 anos.

A actividade física, uma das fortes componentes do Festival, não poderia deixar de estar presente nesta mostra. E os seniores estarrejenses mostraram ao país que estão bem activos. Assim comprovaram as imagens em directo dos ateliers de dança e defesa pessoal e os testemunhos dos participantes que não perdem a oportunidade para se manterem ocupados com este género de iniciativas.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Abílio Silveira, que detém o pelouro do desporto, explicou que, com a criação da Escola Municipal de Desporto melhorou a qualidade de vida da população sénior. Hoje 4 centenas de pessoas com mais de 55 anos de idade têm aulas de educação física duas vezes por semana no âmbito do programa “+55” que é levado a todas as freguesias.

Para além de se terem criado hábitos para a prática de actividade física regular, este programa tem outros importantes benefícios: promover a interacção social, diminuir o isolamento, ocupar os tempos livres e promover o bem-estar destas pessoas. E, não menos importante, a prevenção de doenças e diminuição dos factores de risco atribuíveis ao envelhecimento.

A fotografia digital foi outro dos ateliers dinamizados com os participantes a registar as imagens da tarde. O atelier de artes florais foi dos mais concorridos e a câmara de filmar da RTP captou alguns dos arranjos feitos pelas principiantes. Os participantes foram dando entrevistas à medida que participavam nos diferentes ateliês. Uma aula de meditação e relaxamento encerrou a tarde ao mesmo tempo que era emitido o último directo do programa.